Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei que cria previdência complementar de servidores estaduais de Goiás já está em vigor

27 de Janeiro de 2016 às 13:52

Está em vigor desde o dia 30 de dezembro passado, quando foi sancionada e publicada, a Lei nº 19.179/15 da Governadoria que institui o regime de previdência complementar no Estado, fixa o limite máximo de concessão de aposentadorias e pensões, e autoriza a criação da entidade fechada de previdência complementar na forma de fundação, PREVCOM-GO.

No que se refere à previdência complementar, de acordo com a Lei, esta se dará para o pessoal ocupante de cargo de provimento efetivo ou vitalício, no âmbito do Poder Executivo, de suas autarquias e fundações, do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, e Tribunais de Contas do Estado e dos municípios.

Quanto à fixação do limite máximo de concessão de aposentadorias e pensões, fica estabelecido o regime geral de previdência social, de acordo com o artigo 201 da Constituição Federal, a serem concedidas pelo regime próprio da Previdência do Estado de Goiás, nos termos do artigo 40 da Constituição Federal.

Por último, a Lei trata da criação da PREVCOM-GO (Fundação de Previdência Complementar do Estado de Goiás), que é uma entidade fechada de previdência complementar, de natureza pública.

Ela terá por missão administrar e executar plano de benefícios de caráter previdenciário complementar, sob jurisdição da Secretaria da Fazenda.

A PREVCOM será dirigida por uma Diretoria Executiva formada por seis membros, mais seis integrantes do Conselho Deliberativo e quatro do Conselho Fiscal. Todos estes escolhidos por nomeação do governador do Estado. O corpo de servidores da entidade será formado por integrantes escolhidos através de concurso público.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.