Gustavo Sebba quer audiodescrição e braile em eventos culturais
Gustavo Sebba (PSDB) teve aprovado preliminarmente pelos demais parlamentares, antes do recesso parlamentar, o projeto de lei nº 4306/15, de sua autoria, que trata da inclusão social de deficientes visuais.
O deputado propõe que todos os eventos culturais patrocinados ou fomentados pelo Governo de Goiás tomem medidas para se tornarem acessíveis aos cegos, em todo o estado. Todas as obras de fotografia, pintura, desenho e escultura, por exemplo, deverão estar acompanhadas de aparelhos de audidescrição, assim como filmes, vídeos, séries, peças de teatro, de dança e de circo. Já as obras literárias e demais publicações escritas deverão ser tiradas também em braile.
O PL, que será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise, tem como objetivo promover uma maior participação dos deficientes visuais nos eventos culturais goianos, ao garantir a eles igualdade de direitos e uma melhor qualidade de vida. "Até porque, como quaisquer outros cidadãos, cegos e seus familiares também pagam os impostos que são destinados ao pagamento desses eventos", justifica Gustavo Sebba.