Fórum do Setor Energético tem reunião nesta sexta-feira, no SindiLojas
Os membros do Fórum de Discussão Permanente do Setor Energético em Goiás se reunirão oficialmente pela terceira vez, nesta sexta-feira, 29, às 9 horas. O encontro, que é o primeiro deste ano, tem lugar na sede do Sindicato do Comércio Varejista no Estado (SindiLojas). Esta plataforma de debates é uma iniciativa do presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC).
O parlamentar informou que a reunião terá três palestrantes e quatro etapas, sendo a última destinada a perguntas e debate sobre os temas abordados. Na primeira delas, falará o presidente do Grupo FCR, Marcos Molinary, que explanará sobre as “Perspectivas de investimentos em Goiás e ajuste da legislação vigente”. O Grupo FCR é uma empresa reconhecida internacionalmente no que diz respeito à implantação de usinas de energia solar para produção de eletricidade.
Em seguida, os membros do Fórum serão ouvintes do diretor de Prospecção de Oportunidades de Negócios da Agência de Fomento de Goiás S/A (GoiásFomento), Sérgio Duarte de Castro, que fará uma abordagem sobre o “Programa Goiano de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Energia Solar”.
Logo após as duas explanações, será a vez do presidente do Stúdio Equinócio, Carlos Felipe, conhecido como Café, abordar as “Experiências de sucesso no Brasil para o avanço das matrizes complementares em Goiás”. A empresa, que possui sede em de Belo Horizonte (MG), busca integrar soluções para conhecer e desenvolver a energia solar em suas diferentes aplicações.
Fazem parte do Fórum representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil. Conforme Simeyzon, “o intuito é promover políticas públicas que visem o fomento de fontes complementares de produção de energia elétrica para o Estado de Goiás”.
Reuniões anteriores
A solenidade de abertura do Fórum, realizada na Assembleia Legislativa no dia 13 de novembro de 2015, contou com palestra do diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia. Consultor renomado no Brasil, Sauaia é doutor em engenharia e tecnologia de materiais e mestre em energias renováveis com especialização em energia solar fotovoltaica.
Já a segunda reunião aconteceu no dia 11 de dezembro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Na ocasião, foi definido o cronograma de atividades para o ano de 2016 a partir da divisão das entidades em frentes específicas de trabalho. Houve, ainda, a entrega de duas minutas de lei que darão embasamento para ações futuras do Fórum.