Cláudio Meirelles propõe instituir dia estadual de combate ao Aedes aegypti
O deputado estadual Cláudio Meirelles (PR) pretende, através do Projeto de Lei nº 3786/15, instituir o Dia Estadual de Combate à Dengue, a ser celebrado todo dia 5 de dezembro, com a finalidade de intensificar e ampliar as ações de combate ao vetor da doença, através da mobilização do poder público e da participação da população.
“É essencial a realização de campanhas regulares de conscientização de toda população para o combate ao mosquito em seus criadouros, inspeções domiciliares, educação em saúde e mobilização social”, justifica o deputado.
A propositura já se encontra em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), com a relatoria do deputado Mané de Oliveira (PSDB).
Resistente e adaptável, o mosquito Aedes aegypti é vetor da dengue e das febres chikungunya e amarela e outras enfermidades mais raras. O mosquito está no centro da atual epidemia de zika e foi confirmado pelo Governo Federal que o zika vírus está ligado a uma má-formação no cérebro de bebês, a microcefalia.
O ano de 2015 foi o recordista de notificações de casos de dengue em Goiás. No final do ano pasado, o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, disse que estava preocupado com a situação. “Ainda estamos no período chuvoso, mas com incidência moderada dos casos de dengue, sendo 200 a 300 por semana, o que não é considerado um período de pico, quando chegam a ser registrados mais de 10 mil. No entanto, a partir de janeiro teremos um novo salto, pois os focos do Aedes aegypti continuam a ser encontrados”, alertava.