Setor Energético
O Presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa e do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético, deputado Simeyzon Silveira (PSC), recebeu nesta terça-feira, 2, no Salão Nobre Doutor Henrique Santillo, localizado nas dependências da Casa, membros da Câmara Setorial de Produtos de Base Florestal do Estado de Goiás (Câmara Florestal).
Na ocasião, foram apresentadas demandas gerais e pontuais sobre o setor, o que ocorreu por meio de diálogo e também de documentos formalizados. Simeyzon manifestou seu apoio, considerando a entidade como “fundamental nas discussões a respeito da implantação de novas matrizes energéticas limpas em Goiás, principalmente no que se refere à produção de energia elétrica por meio da biomassa”.
O presidente da Câmara Florestal, Ricardo Cantaclaro, explicou que no encontro foram apresentadas além da situação do setor florestal no Estado de Goiás, sugestões sobre o que é preciso ser feito tendo em vista o seu desenvolvimento. Segundo Ricardo, este progresso é necessário “para que uma atividade, um setor de tanta importância na economia goiana possa realmente trazer bons resultados para os produtores, para os industriais, para os prestadores de serviços do segmento, e então trazer riqueza maior para o nosso estado”, disse.
Simeyzon informou que esta é uma reunião prévia para colher informações e levá-las à discussão na próxima reunião do Fórum do Setor Energético, que acontece no dia 26 de fevereiro, na sede do Sindicato do Comércio Varejista no Estado (SindiLojas). “Dentro do cronograma que temos no Fórum queremos até o meio do ano apresentar uma legislação específica que possibilite os avanços, não só da energia solar fotovoltaica, mas dessas outras matrizes limpas”, ressaltou.
Estiveram presentes no encontro, os seguintes: Luciano Vilas Boas, Paulo Celso Tiballi, Victor Hugo Malaquias, Cristiano Viana Franco, Mario Romero Filho e Laerte Cardoso de Abreu. Dentre os membros da Câmara Florestal estão empreendedores na área de silvicultura (que são métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais), produtores rurais e engenheiros agrônomos.
O Fórum
A criação do Fórum, que no Parlamento goiano foi aprovado e disposto sob a Resolução nº 1.512, de 11 de junho de 2015, é uma iniciativa do deputado Simeyzon Silveira. Fazem parte representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil. Conforme o deputado, “o intuito é promover políticas públicas que visem o fomento de fontes complementares de produção de energia elétrica para o Estado de Goiás”.
A mais recente reunião do Fórum ocorreu na última sexta-feira, 29, na sede do SindiLojas. No encontro, palestrantes falaram sobre perspectivas para o Estado de Goiás, quanto ao fomento de fontes complementares de produção de energia elétrica. O principal assunto discutido foi a respeito da implantação de usinas de energia solar fotovoltaica em Goiás.
Na segunda vez que os participantes se encontraram, ficou definido o cronograma de atividades para o ano de 2016 a partir da divisão das entidades em frentes específicas de trabalho. Houve, ainda, a entrega de duas minutas de lei que darão embasamento para ações futuras do Fórum.
Já a solenidade de abertura do Fórum, realizada na Assembleia Legislativa no dia 13 de novembro, contou com palestra do diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia.