Notícias dos Gabinetes
Álvaro consegue repasse de R$ 100 mil para o CEREA de Itumbiara
O deputado Álvaro Guimarães (PR) relatou projeto da governadoria que disponibiliza R$ 100 mil em recursos financeiros para o Centro de Recuperação do Alcoólatra (CEREA) de Itumbiara. Fruto de uma emenda parlamentar do deputado de 2014, que viabilizou a criação do Projeto de Lei que autoriza a doação a entidades sem fins lucrativos. Com parecer favorável do relator, o processo Nº 2015004246 foi aprovado no último dia 16, em segunda votação na Assembleia Legislativa de Goiás.
Segundo Álvaro, o recurso deve ser liberado ainda este ano, já que o valor está previsto no orçamento deste ano. Na justificativa, o relator ressaltou a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela entidade, em especial, ao atendimento do transporte mensal de centenas de pessoas em tratamento de dependência alcoólica e química.
“Conheço bem o trabalho realizado pelo CEREA, bem como a dificuldade financeira que a instituição enfrenta para devolver a vida e recuperar a serenidade e o equilíbrio dos dependentes de álcool e outras drogas”, ressalta.
De acordo com o presidente da instituição, Everton Luiz de Miranda, a verba será utilizada para aquisição de um veículo para transporte dos adictos, visitas e resgates de dependentes. “O Álvaro está ajudando uma entidade que luta para recuperar vidas e famílias, e está é um luta de poucos. Estou ansioso para que o deputado participe de uma reunião na nossa sede, para dar pessoalmente esta notícia boa à família Cereana de Itumbiara”.
O deputado chamou atenção para o fato de que é comum presenciar usuários consumindo álcool e drogas em locais públicos. “Itumbiara, assim como várias cidades goianas estão tomadas pelo vício, em álcool e outras drogas. Isso precisa mudar, e precisamos investir em instituições como o CEREA para que essas pessoas sejam resgatadas.”
O CEREA é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, criado em 1970 por Olinto Alves Leite, da cidade de Nova Granada SP e está presente em todos os Estados Bra sileiros. Hoje, recupera dependentes de químicos e de álcool por meio de terapia grupal. Em Itumbiara, pelo menos 70 pessoas participam efetivamente das reuniões semanais em grupo.