Projeto isenta de pedágio em rodovias estaduais veículos de pessoas com deficiência
Se depender de propositura de autoria do deputado Bruno Peixoto (PMDB), veículos que têm como proprietários pessoas com deficiência, poderão ser isentos do pagamento de pedágio nas rodovias estaduais. O projeto de lei, que se encontra em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), está protocolado na Casa sob o nº 2610/15.
De acordo com a matéria, a isenção se aplica de forma exclusiva e comprovada a veículos legalmente adaptados e conduzidos pela própria pessoa com deficiência.
Na justificativa da proposta consta que, segundo o site “deficienteonline.com.br”, a Procuradoria Geral da República considera relevante o caráter social da lei em questão principalmente no que diz respeito à correlação entre a previsão e o exercício do direito de ir e vir dos portadores de necessidades especiais, voltado a compensar as dificuldades vividas por esses personagens.
O projeto precisa obter parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça para, somente assim, seguir para apreciação em Plenário. A matéria deverá ser votada e aprovada em dois turnos e, somente assim, seguir para sanção do Executivo para se tornar uma lei estadual.