Ícone alego digital Ícone alego digital

Biblioteca do Parlamento

18 de Fevereiro de 2016 às 12:22
Presidente repassa obras da Academia Brasileira de Letras (ABL) para a Escola do Legislativo. Solenidade foi na manhã desta 5ª-feira.

O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), entregou ao diretor da Escola do Legislativo, Carlos Santillo, uma coleção de obras publicadas pela Academia Brasileira de Letras (ABL), que farão parte do acervo da biblioteca do Parlamento goiano. A parceria entre a Casa e o sodalício nacional havia sido intermediada pelo diretor de Administração da Assembleia, Joel Sant’Anna Braga Filho.

Durante a solenidade, realizada no gabinete da Presidência na manhã desta quinta-feira, 18, Helio de Sousa afirmou que a parceria com a ABL vai permitir o aperfeiçoamento dos servidores, a formação do acervo da biblioteca e reforçar as ações culturais da Casa. De acordo com ele, os livros recebidos somam-se à equipe da Escola do Legislativo como apoio importante para a formação dos servidores.

“A Academia Brasileira de Letras possui uma história de relevância para a cultura nacional. Essa parceria vai permitir o reforço da formação dos servidores, podendo, inclusive, atender à população por meio da biblioteca da Escola do Legislativo”, afirmou o presidente.

A remessa de livros reúne quatro coleções da ABL: a Afrânio Peixoto, a Austregésilo de Athayde, a Antônio de Morais Silva e a Série Essencial. A primeira coleção, Afrânio Peixoto, foi batizada em homenagem ao seu idealizador e lançada em 1931. As obras passaram em 2001 por novo projeto gráfico. Entre os livros das quatro séries, há publicações sobre língua portuguesa, filologia, lexicologia, lexicografia e biografias sobre os acadêmicos.

Para o diretor Administrativo, as coleções trazem obras importantes para a formação cultural e técnica dos servidores. De acordo com ele, a parceria é fruto de uma aproximação da ABL com a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo.

“A população poderá ter acesso a essas obras da ABL. Em breve, a Assembleia Legislativa deverá lançar um site com obras de interesse público, inclusive algumas que tratam da história do Parlamento goiano, que poderão ser acessadas por qualquer pessoa”, afirmou Joel Sant’Anna Braga Filho.

O Diretor da Escola do Legislativo, Carlos Santillo, afirmou que a biblioteca está ampliando seu acervo e que as obras cedidas pela ABL serão de grande importância para o Parlamento. De acordo com ele, o conhecimento contido nos livros doados são indiscutivelmente úteis para a formação dos servidores.

“Recebemos também duas obras do Senado: uma cópia da Constituição de Goiás e outra da Lei Orgânica do município de Goiânia. O interessante é que ambas as obras estão em braile, permitindo que a biblioteca da Assembleia atendam inclusive pessoas com deficiência visual”, afirmou Carlos Santillo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.