Combate à dengue
O deputado estadual, Luis Cesar Bueno (PT), apresentou esta semana projeto de lei que dispõe sobre o correto acondicionamento e descarte de peças automotivas inservíveis com o objetivo de diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e por consequência, diminuir casos de dengue pelo Estado.
Na justificativa do projeto, o parlamentar explicou que os números alarmantes de casos de dengue não só em Goiânia, mas em todo o Estado, o levaram a tomar a iniciativa, uma vez que é grande a quantidade de lixo produzida por oficinas mecânicas, centros automotivos e concessionárias de veículos que prestem serviços automotivos.
Segundo ele, por produzirem danos ambientais e acumularem água no interior das peças, esse tipo de lixo precisa de atenção especial com relação ao seu armazenamento em zonas secas e protegidas da chuva e descarte em locais adequados.
De acordo com o documento, em 2015, Goiás liderou o ranking nacional no número de casos de dengue. Apenas na capital, Goiânia foi 29 mil casos. Já no começo desse ano, o Estado marca 20 mil casos. Além disso, com a identificação de novos vírus (Zika e Chicungunya) transmitidos pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti, toda e qualquer medida de prevenção aplicada ao combate é uma ajuda à saúde pública.