Carlos Antonio faz visita nesta terça ao Centro de Internação de Goiânia
Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violação de Direitos da Criança e do Adolescente, o deputado Carlos Antonio (SD), faz visita técnica nesta terça-feira, 23, às 8h30, ao Centro de Internação de Goiânia, no Setor Marista.
“Juízes, promotores, conselheiros tutelares e pais criticam a falta de projeto pedagógico e de infraestrutura de centros de internações de adolescentes em conflito com a lei em Goiás. Para alguns, as unidades não promovem a ressocialização dos adolescentes, pois estão mais parecidas com ‘minicadeias’. Esta é uma das razões pelas quais estaremos realizando essa visita”, frisou o deputado.
Carlos Antonio lembra que a medida de internação é a maior punição para um adolescente que comete um ato infracional. “E, para a reeducação do adolescente, a legislação exige que os centros de internação ofereçam escola regular, profissionalização, esportes e apoio psicológico. No entanto, pelas denúncias que chegaram até a CPI, isso não consta em quase todas as unidades no Estado de Goiás. Além de buscar constatar in loco essas denúncias, estaremos colhendo subsídios para o nosso trabalho parlamentar com vistas a contribuir para a melhoria desses próprios centros de internação”, colocou.
E concluiu: “Inclusive, pretendemos, também, fazer uma visita ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, apontado como uma das exceções. Considerado modelo para o estado, o Case conta com uma escola, projeto pedagógico e alojamento individual”.