CCJ aprova programa de amparo às mulheres que sofrem com o alcoolismo
De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social, acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legsislativa, o projeto de Lei n° 3726/15, que pretende criar um programa de amparo e cuidados à mulher alcoólatra. A matéria recebeu parecer favorável do deputado Álvaro Guimarães (PR).
A propositura tem o intuito de oferecer assistência médica a mulheres na condição de alcoolismo, além de assistência social e psicológica. Além disso, o programa manterá confidencialidade em relação a todos os dados pessoais de cada uma das mulheres assistidas.
Os órgãos públicos competentes criarão um planejamento específico de saúde para atender a mulher alcoólatra. O programa será oferecido, dentro de cada município, em diferentes unidades básicas de saúde, facilitando as mulheres que desejem participar.
Gustavo explica, na justificativa da matéria, que devido ao organismo diferenciado, o alcoolismo aparece de maneiras diferentes em homens e mulheres. "As mulheres, absorvem o álcool 30% mais rápido e as causas que as levam a beber podem ser genéticas e psicológicas ou até mesmo por fatores externos”, relata o deputado.
O projeto segue, agora, para duas votações em Plenário. Se aprovado pelos parlamentares, segue, então, para sanção da Governadoria do Estado de Goiás.