Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ aprova programa de amparo às mulheres que sofrem com o alcoolismo

23 de Fevereiro de 2016 às 14:36

De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social, acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legsislativa, o projeto de Lei n° 3726/15, que pretende criar um programa de amparo e cuidados à mulher alcoólatra. A matéria recebeu parecer favorável do deputado Álvaro Guimarães (PR).

A propositura tem o intuito de oferecer assistência médica a mulheres na condição de alcoolismo, além de assistência social e psicológica. Além disso, o programa manterá confidencialidade em relação a todos os dados pessoais de cada uma das mulheres assistidas.

Os órgãos públicos competentes criarão um planejamento específico de saúde para atender a mulher alcoólatra. O programa será oferecido, dentro de cada município, em diferentes unidades básicas de saúde, facilitando as mulheres que desejem participar.

Gustavo explica, na justificativa da matéria, que devido ao organismo diferenciado, o alcoolismo aparece de maneiras diferentes em homens e mulheres. "As mulheres, absorvem o álcool 30% mais rápido e as causas que as levam a beber podem ser genéticas e psicológicas ou até mesmo por fatores externos”, relata o deputado.

O projeto segue, agora, para duas votações em Plenário. Se aprovado pelos parlamentares, segue, então, para sanção da Governadoria do Estado de Goiás. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.