Deputado Lissauer Vieira fala sobre o agronegócio na TV Assembleia nesta sexta-feira
Em entrevista à TV Assembleia, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado Lissauer Vieira (REDE), fala sobre os trabalhos realizados na Casa Legislativa. O Programa Ação Parlamentar, mediado pela jornalista Fernanda Cândido entra no ar às 19 horas desta sexta-feira, 26, mas continua na programação da emissora nos próximos dias.
“O Agronegócio em Goiás é referência, ou seja, uma mola propulsora do desenvolvimento . Estamos sempre dialogando com o Governo. A Frente está tentando trabalhar em parceria com os sindicatos rurais de todos os municípios, Faeg- Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás e com as entidades de classe que representam este setor produtivo”, explica.
O deputado lidera a Frente contra a tributação das exportações de soja e milho no Estado. Lissauer Vieira disse que entende a preocupação do Governador Marconi Perillo (PSDB) em equilibrar as finanças do Estado, porém, afirma que o setor produtivo não pode ser penalizado. “ As mesmas dificuldades que o Governo enfrenta, nós também enfrentamos”.
De acordo com o parlamentar, é necessário achar um ponto de equilíbrio para que haja a adequação da nova situação. “O intuito é que o setor produtivo não perca esta competitividade, pois do jeito que está a tributação de milho e soja, nós vamos perder competitividade de exportação para outros estados. Goiás ficará para trás. È preciso que o decreto n°8.548 seja revogado”, explica.
Segundo o decreto de n°8.548, de 29 de janeiro de 2016, “foi criada a Autorização para Apuração Englobada do ICMS", que será concedida para a realização de operação de tal forma que a proporção entre a quantidade de soja e milho objeto de operação tributada e a quantidade desses produtos de operação isenta atinja percentual a ser definido pela Secretária da Fazenda (Sefaz) em cada exercício.
A entrevista pode ser vista pelo canal 8 da Net ou pelo Portal da Casa.