Carlos Antonio relata visita a centro de internação para adolescentes infratores
Em discurso na tribuna no pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 24, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violação de Direitos da Criança e do Adolescente, que investiga casos de abuso sexual, exploração do trabalho infantil e adoção irregular no Estado, deputado Carlos Antonio (SD), apresentou suas considerações acerca da visita ao Centro de Internação para Adolescentes (CIA), nesta terça-feira, 23, em Goiânia.
Carlos Antonio disse que o motivo da visita foi para averiguar denúncias de abuso sexual entre os internos, e que saiu de lá estarrecido ao se deparar com diversos problemas encontrados, como o fato de alunos estarem drogados em sala de aula, além da superlotação nos alojamentos.
Quanto às denúncias da coordenadora pedagógica do local, que disse estar convicta de que estaria havendo abuso sexual entre os internos, Carlos Antonio ressaltou que os membros da CPI chegaram ao consenso de que nada se confirmou com a precisão necessária. E que, ainda, nenhum dos internos confirmou os abusos.
O deputado enfatizou que a coordenadora argumentou a sua convicção nos seguintes exemplos: disse que os internos supostamente abusados ficam puxando suas camisetas para baixo com o objetivo de esconder o sangue na bermuda. Outra característica apontada pela professora, citada pelo deputado, foi de que as vítimas de abusos sentam sobre a perna ou se apoiam em apenas uma perna, com o fim de esconder as possíveis lesões e amenizar as dores.
Carlos Antonio aproveitou a oportunidade para, também, parabenizar o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), que receberá, na próxima sexta-feira, 26, premiação que o elegeu o “Político do Ano” de 2015. Trata-se da primeira vez que um representante do Parlamento goiano recebe a honraria. O parlamentar Carlos Antonio foi escolhido o “Deputado Estadual do Ano” pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás