Doação de sangue
A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira, 24, a 4ª edição de campanha Doação de Sangue. A unidade móvel do Hemocentro esteve estacionada em frente à sede da Casa, recebendo doadores de sangue durante o dia.
A primeira edição de 2016 teve um balanço positivo de 94 doadores inscritos até o encerramento da atividade, às 16 horas, de acordo com o levantamento da Divisão de Saúde e Promoção Social. O número superou a previsão anterior.
A iniciativa é da Mesa Diretora da Casa, Diretoria Geral, Secretaria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social.
No período da manhã o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), visitou a unidade de coleta do Hemocentro. Ele disse que espera para esta quarta edição um número superior ao da última etapa da Campanha, que atingiu 91 coletas no total.
Para a representante do Hemocentro da capital, a médica hematologista Francielle B.M. Cândido, a doação é um ato de amor e de vontade de ajudar o próximo. “Esse gesto pode salvar muitas vidas.”
A hematologista informou ainda que o Hemocentro está sempre precisando de estoque grande para atender os hospitais. “O histórico de doações na Assembleia é sempre positivo. A mobilização que a Casa faz é muito importante para um resultado satisfatório de coletas”, conclui Francielle Cândido.
Para ser um doador é necessário preencher alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50 kg; não estar em jejum; ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação; evitar alimentos gordurosos no dia da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação. O doador deve portar documento de identificação pessoal para preenchimento da ficha cadastral.
Segundo a coordenadora de captação móvel do Hemocentro, Marina Carvalho, a unidade de doação móvel realiza essa ação em locais que obtenham no mínimo 50 doações, meta que foi superada pela Assembleia em todas as edições.