Hospital de Trindade
Na manhã desta quinta-feira, 25, a Comissão de Saúde e Promoção Social, presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), realizou uma visita técnica no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). O objetivo principal foi a coleta de informações referentes a nova gestão da unidade de saúde, que é exercida pela Organização Social (OS) Instituto Gerir.
Durante a visita, o parlamentar foi acompanhado pelo diretor geral do Hutrin, Daniel Cabriny e sua equipe, para conhecer as instalações da unidade de saúde. Os diretores apresentaram ao deputado informações sobre os tipos de atendimentos oferecidos pelo hospital e ainda explanaram sobre as principais dificuldades enfrentadas pela administração da unidade hospitalar.
“A gente pode classificar a saúde em Trindade como antes da OS e depois da OS Gerir, que assumiu em 2014. Onde houve uma grande melhoria na infraestrutura, no acolhimento, no atendimento mais humanizado para o paciente e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais”, explicou o diretor Daniel Cabriny.
De acordo com o diretor geral do Hutrin, antes da implantação da OS na unidade, o hospital era conhecido como “postão”, devido as condições de infraestrutura, o que, conforme seu relato, atualmente está superado devido as reformas no prédio e a substituição dos equipamentos antigos por outros novos e mais sofisticados.
Outra questão abordada por Cabriny foi em relação as dificuldades. Para o médico, as principais carências dizem respeito a implantação de novos serviços, a falta de espaço físico da unidade e a falta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), considerado o principal ponto a ser melhorado.
Após a explanação, o deputado Gustavo Sebba avaliou a unidade de saúde. De acordo com o parlamentar, a estrutura física e a qualidade nas demandas atendidas têm trazido destaque para o hospital, o que acarreta sobrecarga aos profissionais no atendimento a comunidade local.
O parlamentar salienta que apesar dessa sobrecarga, a unidade hospitalar tem sobressaído, superando as dificuldades. Gustavo Sebba comemora a transformação da unidade em um hospital moderno e com atendimento de diversas especialidades de baixa e média complexidade, dentre elas a pediatria, psicologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral.
“Futuramente, a diretoria quer transformar essa unidade em hospital de urgência e maternidade, que já faz esse papel. Esse hospital absorve uma demanda superior aquela proposta para ele, o que desafoga a capital. Poucos municípios tem essa estrutura”, comentou o parlamentar.
No encerramento de sua fala, o presidente da Comissão de Saúde destacou que há o interesse em implementar esse tipo de unidade de saúde e gestão em outras localidades do Estado, no sentido de aumentar o poder de resolução de problemas de saúde das populações locais e ainda desafogar os hospitais da região metropolitana de Goiânia. Desta maneira, só serão encaminhados para a capital aqueles pacientes que não tiverem condições de serem atendidos no município de origem.