Helio de Sousa participa da posse de três auxiliares do governador Marconi
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Helio de Sousa (DEM), participou na manhã desta quinta-feira, 25, da solenidade de posse do vice-governador José Eliton no cargo de Secretário de Segurança Pública. O evento foi realizado no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira com a presença do governador Marconi Perillo, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leobino Chaves, deputados estaduais, membros dos Tribunais de Contas e Ministério Público, Secretários de Estado e demais autoridades públicas.
Advogado, José Eliton sucederá o delegado Joaquim Mesquita, que ocupará a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O ex-titular da pasta, o deputado federal Thiago Peixoto, vai estar agora à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).
Helio de Sousa afirmou que a nomeação de José Eliton na pasta de Segurança Pública reforça a prioridade da pasta para o governo estadual. Para o democrata, o Vice-Governador é um agente público qualificado, inteligente e determinado.
“Vejo com bons olhos a indicação de José Eliton o para a Segurança Pública. O governador Marconi Perillo demonstra sua preocupação com a pasta ao indicar a segunda maior autoridade do Estado para ocupá-la. Acredito que o novo secretário vai aprimorar os trabalhos da pasta e amenizar os problemas que a sociedade tem experimentado, reduzindo os indicadores criminais”, afirmou o democrata.
Força-tarefa
Na quarta-feira,24, o presidente Helio de Sousa participou de reunião promovida, no Palácio das Esmeraldas, pelo governador, para tratar da criação de uma força-tarefa que vai combater a violência no Estado.
Além do presidente da Assembleia, também participaram do encontro o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leobino Chaves, do Ministério Público, Lauro Machado, o secretário da Segurança Pública, Joaquim Mesquita; comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito, e o delegado geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, além da secretária Ana Carla Abrão, da Fazenda; João Furtado da Casa Civil; José Carlos Nery, coordenador do Centro de Inteligência e um representante da OAB.
Ficou acertado que será elaborada uma carta, a ser enviada à presidente Dilma Rousseff e outras autoridades federais, contendo uma série de sugestões para o enfrentamento da criminalidade em Goiás e no Brasil. Dentre as sugestões está a criação do Ministério da Segurança Pública, mudanças na legislação penal, com o endurecimento de penas; a vinculação dos recursos da União, estados e municípios para a Segurança Pública e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública.