Reconhecimento político
Dois representantes da Assembleia Legislativa foram agraciados na premiação anual do Clube dos Repórteres Políticos do Estado de Goiás. O Presidente do Parlamento, deputado Helio de Sousa (DEM), foi homenageado com o Título de “Político do Ano”. Trata-se da primeira vez que um membro do Parlamento estadual recebe o reconhecimento no exercício do mandato. O deputado Carlos Antonio (SD) venceu na categoria “Deputado do Ano”.
A solenidade de entrega dos prêmios foi realizada na sexta-feira, 26, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Foram homenageados ainda o senador Ronaldo Caiado como “Congressista do Ano” e o Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira, como “Vereador do Ano”.
Durante a solenidade, foi empossado o novo Presidente do Clube dos Repórteres Políticos, o jornalista João Nascimento, que sucede o colunista político Divino Olávio. A entidade reconheceu o jornalista Ary Diógenes por seus quase 50 anos de carreira. Houve ainda uma homenagem póstuma ao jornalista Odair José Alves, conhecido como Passarinho, que foi recebida pela jornalista Cida Mendonça, além de menções ao radialista Walter Pureza e ao Editor-Geral do Diário da Manhã, Batista Custódio.
Helio de Sousa disse que recebia o prêmio com sentimento de gratidão. Para o democrata, a homenagem é o reconhecimento de uma carreira pautada pela cultura da honestidade, da dedicação e da gratidão, valores que lhe foram repassados por sua família.
“A maior poetisa de Goiás, Cora Coralina, dizia que a melhor escola é a vida, pois nela o professor é o tempo. Eu quase já estou doutor nesta escola. Os princípios pelos quais guio minha vida foram semeados por meus pais. Sou filho de escola pública. Tenho orgulho em ser médico. Aprendi com minha família a importância de ser honesto, humilde e grato. Tenho um estilo discreto de fazer política. Recebi esse prêmio como uma surpresa, e o aceito como o reconhecimento por uma carreira dedicada ao povo de Goiás”, afirmou Helio de Sousa.
O deputado Carlos Antonio, radialista por profissão, afirmou que gostaria de dividir a homenagem com sua equipe. De acordo com ele, é motivo de muito orgulho receber o prêmio ao lado de homens que considera probos e exemplos de vida pública.
“Agradeço ao clube pela homenagem. Procuro cumprir meus objetivos enquanto cidadão. O que mais lutei na vida foi para que meus filhos tivessem orgulho do pai. Há uma banda podre e uma banda boa na política. Espelho-me nos homens que aqui estão nesta noite para realizar um importante legado político. Divido este prêmio com minha equipe. Não há carreira solo em política”, afirmou Carlos Antonio.
Helio de Sousa
Em 29 de julho de 1947, Helio Antonio de Sousa, quinto filho do casal Dionísio e Rosinha, nasceu na Fazenda Córrego do Mel, em Buriti Alegre. Em 1962, muda-se com a família para Goiânia, onde continua os estudos no Colégio Estadual Pedro Gomes. Em 1967, foi aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Já na faculdade de Medicina, começou a lecionar Química no Colégio Inhumas; depois, tornou-se docente no Colégio Costa e Silva, em Goiânia, e foi aprovado em concurso para o Colégio Aplicação da UFG.
Em 1973, formou-se em Medicina pela UFG. Em janeiro de 1974, mudou-se para Goianésia, onde tornou-se co-fundador do Hospital São José, ao lado dos médicos José Barbosa de Oliveira e José Dias Rezende. Helio de Sousa é casado com Maria Célia Gomes Sousa desde 1974. É pai de três filhos, Macélio, Danielle e Helio Jr. Possui quatro netos: Gabriel e Cecília, filhos de Macélio e Fabiana; e Davi e Alice, filhos de Pablo e Danielle.
Helio de Sousa foi presidente da Associação Veteranos Esporte Clube; Presidente do Sindicato Rural de Goianésia; Presidiu também o Lions Clube de Goianésia. Em 1985, participou da fundação do PFL no município. Por este partido, tornou-se Prefeito de Goianésia por dois mandatos (1989/1992 e 1997/2000), realizando importantes ações nas áreas de educação, saúde, segurança pública e urbanização.
Em 1994, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Na ocasião, presidiu a Comissão de Organização dos Municípios e coordenou a criação de 14 municípios em Goiás.
Em 2001, tornou-se Coordenador Geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) a convite do governador Marconi Perillo. Foi Secretário de Estado da Saúde entre julho de 2008 e fevereiro de 2009, a convite do ex-governador Alcides Rodrigues. Helio de Sousa foi novamente eleito deputado estadual para o quadriênio 2003/2007. Desde então, tem sido reeleito para a Assembleia Legislativa, ocupando importantes cargos no Parlamento goiano.
Foi presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) em 2005 e no biênio 2007/2008. Em 2009, tornou-se presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. O deputado Helio de Sousa aprovou importantes projetos, como o “Estatuto do Portador de Câncer” e a Emenda Constitucional que destina 0,8% da receita tributária líquida do orçamento do Estado para Investimentos no Vale do São Patrício e Norte Goiano.
Em 2004 e no segundo semestre de 2012, foi o líder do Governo na Assembleia Legislativa, sendo eleito vice-presidente da Casa em 2013. Em setembro de 2014, assumiu a Presidência do Poder Legislativo. Helio de Sousa exerceu o cargo de Governador em exercício em janeiro de 2015, sendo reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro deste ano. À frente do Parlamento, tem realizado importantes ações de gestão e transparência.
Carlos Antonio
Maranhanse de Santa Inês, Carlos Antonio é radialista. Iniciou sua carreira em 1987, na Rádio Capital de Brasília. Atuou em rádios das cidades de Anápolis, Araguari (MG), Caldas Novas e Goiânia. Graças ao trabalho social desenvolvido no rádio, candidatou-se a vereador de Anápolis, em 2004, pelo PSDB, quando obteve 1.277 votos, ficando na suplência.
Em 2008, foi eleito, sendo o mais votado para a Câmara Municipal de Anápolis, ao conquistar 2.651 votos. Neste mandato, foi vice-presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010. Em 2010, na disputa por uma das 41 cadeiras na Assembleia, Carlos Antonio obteve 17.392 votos, que 15.474 somente em Anápolis.
Seu primeiro mandato na Casa, foi presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, empreendendo várias visitas técnicas a Conselhos Tutelares de todo o Estado para melhorar suas condições de funcionamento. Por intermédio do parlamentar, o Governo do Estado ampliou a frota de veículos e aparelhou as sedes destes órgãos.
Carlos Antonio tem sido reconhecido publicamente por seu trabalho à frente da Comissão da Criança e do Adolescente, cujo trabalho tem reforçado a importância dos Conselhos Tutelares e medidas que assegurem aos menores seus direitos constitucionais.