Saúde estadual presta contas de 2015 na Assembleia
A Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Tributação e Finanças e Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou hoje, 29, às 15 horas, o relatório detalhado das despesas do órgão referente ao terceiro quadrimestre de 2015.
A mesa foi composta pelo vice-presidente da Comissão de Finanças da Casa, Júlio da Retífica, e o palestrante, que é gerente de Planejamento da Secretária de Saúde do Estado, Edilberto Alexandre Machado. A prestação de contas é uma obrigação determinada pela Lei Complementar 141/2012.
Na ocasião, Edilberto Alexandre Machado, disse que o relatório apresentado trouxe informações sobre o total e fonte dos recursos aplicados nos últimos quatro meses de 2015; as auditorias realizadas e em fase de realização no período e suas recomendações e determinações; e a oferta de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada.
“Cumprimos a vinculação constitucional que é uma obrigatoriedade. A Secretária aplicou 12% das receitas do Estado em Saúde. Isto é um fato importante, pois demonstra o investimento sendo feito”, explica.
O documento informa que, em 2015, a SES-GO investiu R$ 1.936.532.182 na prestação de serviços de saúde e manutenção de unidades próprias e conveniadas. Revela ainda que foram realizadas 45 auditorias em 21 municípios.
A rede física, formada por 8.772 unidades de saúde (própria, contratada e conveniada) apresentou a seguinte produção: 18.973.421 procedimentos em atenção básica e 253.102 atendimentos de urgência e emergência.
A audiência pública aconteceu no Auditório Costa Lima da Casa Legislativa.