Arcebispo de Goiânia historia a Campanha da Fraternidade em discurso na Assembleia
O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, discursou na sessão especial na noite desta segunda-feira, 29, na Assembleia Legislativa, para apresentação da Campanha da Fraternidade do ano de 2016. “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca. Amós 5, 24”, foi o trecho bíblico citado por ele, durante seu discurso. A sessão é iniciativa do deputado Humberto Aidar (PT).
Dom Washington relatou como surgiu a Campanha da Fraternidade, idealizada por três padres na arquidiocese Natal, do Rio Grande do Norte, no ano de 1962. Segundo ele, naquela época a Campanha tinha como iniciativa angariar fundos a fim de serem aplicados em ações de assistência social.
O arcebispo destacou que a campanha é ecumênica, o que significa que a temática e as inspirações bíblicas que elas norteiam constituem eixos comuns. “O problema ambiental constitui desses tópicos de preocupações comuns. A responsabilidade não é apenas dos Governos, mas de todos.”
A Campanha da Fraternidade é lançada todo ano na Quarta-feira de Cinzas, como um grande apelo de concreta e sincera conversão. “A garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana constitui um dever do Estado e a promoção do saneamento básico digno, acesso a água potável, deve ser responsabilidade de todos, dever de todos, para com o bem da casa comum, do bairro, da vizinhança”, discursou Dom Washington Cruz.