Francisco Oliveira quer vedar exigência de valor mínimo para compras com cartão
Está em tramitação na Assembleia Legislativa projeto de lei do deputado Francisco Oliveira (PSDB) que veda aos estabelecimentos comerciais a exigência de valor mínimo para compras com cartão de crédito e débito. A matéria foi aprovada preliminarmente em Plenário e encaminhada para discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Francisco Oliveira justifica sua iniciativa, argumentando que, “embora as lojas não sejam obrigadas a aceitar outra forma de pagamento além de dinheiro em espécie, uma vez que se dispõem a receber cheque ou cartão de crédito e de débito, os estabelecimentos não podem criar restrições à sua utilização, cobrança de valor ou deixar de dar descontos devidos ao uso de cartão de crédito e débito nos pagamentos”.
Diz mais o deputado: “Fixar valor mínimo para compra com cartão de crédito e débito fere o inciso V do artigo 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que classifica como prática abusiva exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. A regra vale para todos os estabelecimentos, inclusive pequenos comércios”.
E conclui: “Ainda que a justificativa apresentada pelos lojistas seja os custos relacionados à manutenção das máquinas e ao prazo que a administradora impõe para repassar o valor da venda, não existe previsão legal para tal imposição nem o consumidor pode sofrer qualquer lesão no momento da sua escolha de compra, até porque, normalmente, o consumidor já financia o sistema das administradoras de cartão de crédito e débito através do pagamento das anuidades dos cartões”.