Ícone alego digital Ícone alego digital

Isaura Lemos conclama homens a se engajarem na luta das mulheres

08 de Março de 2016 às 16:40

Em discurso na sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Isaura Lemos (PC do B), autora da homenagem, conclamou os homens a se engajarem na luta das mulheres por direitos iguais. Ela afirmou que as mulheres agradecem as flores recebidas hoje, 8 de março, mas que a sociedade precisa refletir sobre as tragédias e opressões contra mulheres ocorridas na história da humanidade e apoiar a luta pela igualdade.

A deputada lembrou a tragédia ocorrida em Nova Iorque, em 1857, quando 129 tecelãs perderam a vida em incêndio na fábrica onde trabalhavam, porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de 12 horas. “Temos que rememorar as dores de outrora e lutar por mais conquistas. A luta de classes e as desigualdades entre homens e mulheres justificaram essas violências por séculos”, frisou a parlamentar, observando que o Brasil foi um país colonizado na idade moderna, mas com mentalidade de idade média.

De acordo com Isaura Lemos, as mulheres que usam burca, nos países árabes, ocupam mais cadeiras nos parlamentos daqueles Estados do que as brasileiras no Congresso Nacional ou em outras Casas Legislativas pelo Brasil. “Estamos longe de alcançar a meta de 30% de presença feminina nos parlamentos brasileiros, mas a busca tem de continuar”, disse.

Isaura Lemos apontou, ainda, que Goiânia é uma das cidades de destaque no ranking da violência contra a mulher. “Tenho apresentado projetos de lei na Assembleia Legislativa no intuito de contribuir para mudar essa realidade e conseguir mais conquistas para nós mulheres”.

A parlamentar defendeu ainda que os contos de fadas precisam ser recontados. “Nas histórias infantis, como da Branca de Neve, o príncipe encantado aparece sempre como o salvador. As crianças precisam entender que os príncipes e a princesas sempre correram juntos atrás das bruxas”. Para a deputada, tanto as meninas quanto os meninos precisam ajudar nas tarefas domésticas para entenderem a importância da igualdade de direitos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.