Presidente da Fetaeg pede urgência na aprovação de fundo para agricultura familiar
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, (Fetaeg), Alair Luiz dos Santos, cobra o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Goiás para agir com celeridade na aprovação da lei que cria o Fundo para a Agricultura Familiar no Estado de Goiás. A medida está em tramitação desde 2009.
De acordo com o representante de classe, apenas a viabilização de energia elétrica no campo não é suficiente, pois há a necessidade de acesso a investimentos e infraestrutura para viabilizar melhores condições de produção.
Mas ele também abordou a questão da falta de energia elétrica em grande parte dos assentamentos camponeses. O líder ainda destacou que há a necessidade de disponibilizar orçamento para a área, pois o alimento dos goianos sai da produção dos agricultores familiares.
“É impossível um agricultor familiar manter sua produção se há dez dias falta energia elétrica. Precisamos ter atenção aos produtores familiares, pois é de lá que sai o alimento de toda a população. Os grandes agricultores produzem produtos somente para a exportação”, declarou o presidente da Fetaeg.
As declarações foram dadas na audiência pública que discute o Projeto de lei da Governadoria, que cria o Fundo para a Agricultura Familiar no Estado de Goiás. A iniciativa da audiência é dos deputados Talles Barreto (PSDB) e Isaura Lemos (PCdoB). O evento é realizado na manhã desta quinta-feira, 17, no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.