Escola do Legislativo
A quarta e última turma da edição do curso sobre Sistema de Gerenciamento de Processos encerrou suas atividades na tarde desta terça-feira, na Escola do Legislativo. Durante dois dias, os servidores foram divididos em quatro turmas, a Escola reciclou 24 servidores, que atuam diretamente nas seções que trabalham diretamente com a tramitação de processos no Poder Legislativo.
Servidores e professores fizeram, nesta terça-feira, 22, uma avaliação das atividades desenvolvidas neste curso.
De acordo com o chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, o SGPD foi desenvolvido pela Casa Legislativa com o intuito de agilizar a tramitação de processos de forma digital e segura, colaborando para maior transparência e celeridade processual. “Foi instituído como meio oficial de registro, tramitação, acompanhamento e controle de processos e documentos da Alego”, explica.
Para a servidora Caroline de Sousa Nascimento, lotada na Agência Assembleia de Notícias, a avaliação do curso para operar o Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos (SGPD) da Casa foi positiva.
“Inicialmente, o professor Renato Alves detalhou um pouco sobre a Intranet, o sistema interno da Casa, falando um pouco sobre os avisos e manuais postados no mesmo. Em seguida, deu ênfase no SGPD, ensinando como buscar processos por meio de filtros e campos de acessos. E, no geral, como anexar documentos e tarefas nos processos, criar e enviar remessas. Sempre conciliando a prática com a teoria em sua aula”.
Ao todo 24 alunos participam do treinamento. Os professores foram os servidores efetivos Renato Alves Figueiredo e Igino Lucas Oliveira, que abordaram o seguinte conteúdo programático:
Acessando (logando) o sistema; Busca de processos; Criando processos; Processos a receber; Processos enviados e não recebidos; Processos vinculados à lotação; Processos pessoais; Processos encaminhados; Processos não autuados; Processos favoritos; Processos publicados esta semana; Documentos a assinar; Minhas tarefas; Criar remessa; Importar processo; Exibindo e controlando processos; Pesquisa de processos externos; Processos arquivados; Minhas remessas; e Esclarecimento de dúvidas.
O chefe da Seção Administrativa da Escola do Legislativo, Hernesto Carneiro comemora o sucesso do treinamento. “Conseguimos, com êxito, capacitar 24 servidores para operar esse sistema criado por ato da Mesa Diretora, que trabalha com processos: tanto legislativo quanto administrativo”, concluiu.
De acordo com o chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, o curso, ao exemplo dos demais já ministrados, atingiu plenamente o objetivo de atender servidores da Assembleia, visando melhorar as condições de trabalho de cada um deles