Ícone alego digital Ícone alego digital

Agronegócio e energia

31 de Março de 2016 às 17:00
Presidente Helio de Sousa participa de seminário que discutiu o tema na manhã desta 5ª-feira, 31, sobre agronegócio e energia renovável.

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB), participou na manhã desta quinta-feira, 31, do Seminário Agronegócios e Energias Renováveis, promovido pelo Governo de Goiás por meio Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), com apoio do Jornal Valor Econômico e patrocínio do Banco Santander Brasil. O objetivo era mostrar a integração sustentável entre o setor produtivo primário e formas renováveis de energia.

O evento, realizado no auditório do Castro’s Hotel, contou com a presença da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu; do Governador de Goiás, Marconi Perillo; do Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do titular da Secima, Vilmar Rocha; e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto. Participou do evento o Presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, e de representantes do Valor Econômico.

Helio de Sousa afirmou que a iniciativa do Seminário era muito bem vinda em razão da atualidade e dimensão do tema. De acordo com ele, as fontes renováveis de energia são essenciais para o desenvolvimento do setor primário – hoje, principal motor da economia brasileira.

“Entendo que essa discussão é muito atual. Goiás e os Estados que hoje compõem o bloco do Brasil Central têm no agronegócio sua principal força econômica. O uso de energia renovável é fundamental para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, com consequências positivas para o crescimento e a integração regional. O Governador Marconi Perillo foi muito feliz em sua manifestação ao mostrar que a união de forças para a recuperação de áreas degradadas de pastagens pode ser vital para reforçar o agronegócio e a segurança alimentar”, afirmou Helio de Sousa.

 

Soluções

Para o Governador Marconi Perillo, o seminário tem o objetivo mostrar como a integração entre agronegócios e energias renováveis pode tornar a economia brasileira mais produtiva e sustentável. O evento, que ocorre durante todo o dia, reúne alguns dos principais empresários e pesquisadores dos dois setores e é pautado pelo desafio que a população mundial enfrenta: produzir mais alimentos causando menos impactos ao meio ambiente.

“Não há mais a necessidade de cortar sequer um pé de árvore em Goiás. Temos pelo menos 6 milhões de hectares de terras degradadas. O que a gente precisa, efetivamente, é buscar alternativas para agregar valor a essas terras e com isso garantir mais produtividade e produção. É nesse contexto que nos reunimos aqui para buscar soluções que atendam as emergências do desenvolvimento, mas que cuidem com igual atenção da sustentabilidade”, garantiu.

Marconi Perillo ressaltou que Goiás reúne vários modelos de produção primária, desde o do produtor familiar ao do empresário rural. E que há muitos estudiosos que buscam soluções para que o estado continue produzindo, aumentando a produtividade, racionalizando a produção e o beneficiamento da agricultura e pecuária.

“Goiás em relação ao Brasil e o Brasil em relação ao mundo têm papel relevante nesse debate. Hoje, somos a ponta do agronegócio moderno, diversificado e sustentável, que movimenta uma imensa cadeia de produção e consumo. Temos que ser também exemplo em sustentabilidade e produção que se retroalimentam, capaz de garantir a continuidade dos recursos ambientais”, disse o Governador.

O chefe do Executivo lembrou ainda que Goiás é um dos líderes em energias renováveis do Brasil, com produção de 10 mil megawatts de força hidroelétrica. No ranking nacional, o Estado é também o segundo produtor de etanol do país e o segundo na produção de biomassa. “Agora, vamos começar a produzir energia solar. Enfim, somos um Estado que está fazendo seu dever de casa.”

 

*Com informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.