Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Bruno Peixoto prevê fiscalização do uso de agrotóxicos em Goiás

01 de Abril de 2016 às 17:36

Tramita na Assembleia, o projeto de lei nº 3066/14, de autoria do deputado Bruno Peixoto (PMDB), que pretende regular a produção, venda e uso de agrotóxicos em Goiás. Por meio de cadastro e fiscalização, a proposta prevê o rastreamento dos agrotóxicos em todas as etapas da cadeia produtiva agrícola.

De acordo com o projeto, “os agrotóxicos, seus componentes e afins só poderão ser produzidos, manipulados, importados, exportados, comercializados e utilizados em Goiás se previamente registrados no órgão federal competente e cadastrados no Estado”.

Preocupado principalmente com a contaminação dos ambientes hídricos, o projeto elenca uma série de medidas a serem tomadas pelo Poder Executivo no sentido de fiscalizar as empresas e profissionais que atuam no setor, avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos no meio ambiente e desenvolver ações educativas que combatam o uso indiscriminado e nocivo dessas substâncias químicas.

Entre as medidas previstas está também a instalação do Conselho Estadual de Agrotóxicos (Conea). Conforme a proposta legislativa, o Conselho deverá contar com representação de 18 órgãos e entidades que integram os setores da agricultura, saúde e meio ambiente, entre eles a Assembleia Legislativa de Goiás.

Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o projeto segue para primeira votação em Plenário na próxima sessão ordinária, dia 05 de abril.

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.