Bandas e Fanfarras
A cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Bandas e Fanfarras comemorado em 27 de março, se estendeu aos alunos e também aos educadores que tem se preocupado com a formação musical de adolescentes e jovens. O evento teve início às 20h no Plenário da Casa e foi de iniciativa do deputado Santana Gomes (PSL).
Na mesa diretiva dos trabalhos estiveram o presidente da Casa deputado Helio de Sousa (PSDB); o assessor especial do gabinete do governador, Agnaldo Caiado de Castro Aquino Coelho, representante do governador Marconi Perillo; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Divino Alves de Oliveira; o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Robson Fagundes de Rezende.
Também participaram o segundo tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Paulo Amaral Neves, representante do deputado Federal João Campos; o assessor parlamentar Wanderley Correto, representante do senador Wilder Morais e a assessora de assuntos parlamentares da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, professora Jacqueline Cunha.
Os homenageados receberam certificado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao movimento de bandas e fanfarras do Estado de Goiás. Na oportunidade depoimentos foram revelados pelo ex-aluno Dierick Fernando e por uma mãe de outro aluno da banda e fanfarra contando suas experiências de como a música mudou suas vidas.
Em agradecimento, o primeiro tenente Robson Fagundes discursou e salientou que banda não tem distinção. “Nós educamos, vamos para o lado pessoal, tem disciplina, ensinamos não só a música, mas a ser cidadão de bem”, destacou.
Em seu discurso Santana Gomes revelou que esta foi a primeira sessão especial de homenagem de sua iniciativa. “As bandas e fanfarras surgem como meios de propagação e divulgação da música”, disse Santana.
Segundo ele, o número de participantes nas bandas e fanfarras nos Colégios Militares, por exemplo, ultrapassa o número de cem participantes. Nas demais escolas a integração entre estudantes que se dedicam também às bandas e fanfarras, fica em torno de quarenta a sessenta alunos.
O deputado falou também sobre o projeto de lei nº 882/16 de sua autoria em tramitação na Casa, que institui o Dia Estadual em Comemoração ao Movimento de Bandas e Fanfarras. Segundo o texto a data deve ser comemorada em 4 de abril. A matéria tramita nas comissões técnicas da Casa.
Após assumir a presidência da sessão especial, o deputado Santana Gomes anunciou a apresentação da Banda Marcial José Lobo, que encerrou a solenidade na Assembleia Legislativa.
Durante todo o dia uma exposição de instrumentos musicais, uniformes das bandas e fanfarras do Estado aconteceu no saguão principal da Assembleia Legislativa.