Casa no campo
O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), participou na manhã desta terça-feira, 05, da assinatura de convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e a Caixa Econômica Federal para a construção de moradias no campo com recursos do Cheque Mais Moradia e do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A solenidade, com presença do governador Marconi Perillo (PSDB), foi realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
A parceria vai permitir a expansão do programa de moradia rural do Governo de Goiás, permitindo que mais de mil moradias sejam construídas ou reformadas. O investimento total previsto chega a R$ 11,8 milhões, em um período de dois anos. De acordo com dados da Agehab, desde 2011 aproximadamente duas mil famílias foram beneficiadas com recursos do Cheque Mais Moradia.
Helio de Sousa afirmou que a ampliação dos programas sociais de moradia permite que famílias goianas passem a ter mais dignidade com a aquisição da casa própria. De acordo com ele, a parceria firmada entre o Governo de Goiás, Agehab e Caixa Econômica Federal vai render frutos para a população.
“A casa própria é um sonho de muitas famílias. Recentemente, participei da entrega de 498 unidades habitacionais, cada uma com 52 m², em Goianésia. Entendo que todas as ações com essa dimensão e impacto social têm o apoio da Assembleia Legislativa, dentro do espírito daquilo que for o melhor para a população”, afirmou Helio de Sousa.
O governador disse que é preciso sensibilidade para compreender a importância da casa própria para as pessoas que vivem no campo. De acordo com ele, a parceria firmada com o Governo Federal, por meio da Caixa, vai permitir que as moradias sejam do gênero construídas dentro de programas habitacionais no país a um custo muito baixo para as famílias beneficiadas.
“Muitas das autoridades que estão aqui hoje são do interior e conhecem de perto a realidade do campo. Eu, quando menino, ia às chácaras e sítios de conhecidos, muitos com casas simples de adobe e pau a pique. Essas moradias vão permitir que as famílias de camponeses permaneçam no campo. São casas de 80 m², as maiores do gênero no país, e resultam de um esforço em conjunto para serem viabilizadas. Faremos um planejamento para que todos os municípios goianos tenham, até 2017, planejamento e ações concretas em habitação”, afirmou Marconi Perillo.
Importância
Para o presidente da Agehab, Luiz Stival, o programa é fruto da sensibilidade e determinação do governador Marconi Perillo de atender os 246 municípios, não só nas cidades, mas também no campo. Segundo ele, o Governador reconhece a importância do pequeno produtor rural. “O Programa de Moradia Camponesa valoriza nossas raízes, devolvendo ao pequeno produtor o orgulho de viver e trabalhar no campo”, ressalta.
Luiz Stival explica que são construções diferenciadas, em respeito às tradições rurais, com casas de 80 metros quadrados e avarandadas, uma ação inédita no País.
* Com informações do site Goiás Agora.