Cota Zero
A Assembleia Legislativa, por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa, e a Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) promovem na próxima segunda-feira, 11, uma audiência pública intitulada Cota Zero, em Aruanã. O objetivo é discutir a renovação da portaria expedida pelo titular daquela Pasta, Vilmar Rocha (PSD), determinando Cota Zero para pesca no Estado por mais três anos.
A Lei foi criada a partir do projeto apresentando pelo ex-deputado Frederico Nascimento (PSD), em 2013,que agora dirige a Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa. A norma regulamenta a pesca em Goiás, com o intuito de preservar as espécies aquáticas e garantir a atividade turística às margens dos rios.
“A Lei Cota Zero é muito importante na área da preservação ambiental. De acordo com os estudos da Secretaria, houve um aumento na quantidade de peixes em todos os rios de Goiás. Isso evita a extinção de algumas espécies de peixe e fomenta a economia por meio do turismo”, afirma Frederico.
O diretor lembra que é permitida a pesca e consumo no local, porém é proibido o transporte de peixes nas rodovias. A audiência está marcada para às 15 horas, no prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Aruanã.