José Vitti enaltece novos serviços de segurança pública do Estado de Goiás
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), enalteceu o lançamento dos novos serviços de segurança pública que foram apresentados nesta quarta-feira, 6, às 9 horas, pelo Governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton (PSDB), no Auditório Mauro Borges.
Foram lançadas as seguintes iniciativas: RAI, aplicativo I9X, Mopi e Gisgestão. O deputado explica que tais aplicativos “têm como objetivo agilizar e modernizar ainda mais a rede de segurança do Estado de Goiás por meio de soluções tecnológicas”.
Para José Vitti, a chegada desses novos aplicativos facilitará a comunicação e registro das ocorrências, para a população. “A iniciativa do Governo do Estado é de suma importância pois esses serviços modernizarão o sistema de registro de ocorrência e notificação de crime, facilitando tanto os serviços das instituições de segurança quanto as solicitações do cidadão.”
A implantação do sistema RAI vem mudar a forma de registro de ocorrência ou notificação criminal que é a mesma há dez anos. O sistema foi desenvolvido para que as instituições que compõem o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) ou, caso possuam sistemas próprios possam interagir com o novo programa enviando e recebendo dados de maneira automática e em tempo real.
Integrarão o RAI em sua primeira fase a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Na etapa seguinte, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SEAP) também será inserida no sistema.
O procedimento funciona de forma que o cidadão liga para o telefone 190 e registra sua ocorrência. Imediatamente, todas as unidades da área de interesse (PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) recebem informações sobre o evento. Quando necessário, o próprio RAI aciona a Polícia Técnico-Científica, ou a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SSPAP).
O aplicativo 19X vai permitir ao cidadão que registre pelo celular ocorrências e denúncias de homicídio, incêndio, agressão, acidente pessoal, atitude suspeita, violência doméstica, acidente com vítima e outros, inclusive com envio de fotos, vídeos e mensagens de voz.
Outro serviço lançado hoje foi o Sistema de Monitoramento de Operações Integradas (Mopi), software responsável pelo planejamento e monitoramento de todas as ações e operações integradas dentro das 36 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do Estado de Goiás.
Por fim, o software de análise criminal e geoprocessamento GisGestão também foi apresentado, o qual disponibilizará em tempo real todas as análises dos crimes considerados de alta prioridade e os convertidos em metas de redução pela SSAP, para a elaboração das estratégias policiais e planejamento de emprego operacional e investigativo.
Além da divulgação dos aplicativos foi anunciada durante o lançamento a compra de 280 câmeras Full HD para a melhoria do serviços da SSAP.