Helio de Sousa participa de lançamento de plataforma de segurança do Governo
O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), participou na manhã desta quarta-feira, 06, do lançamento oficial da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI) – um conjunto de novos programas que modernizam a rede de segurança do Estado de Goiás, por meio de soluções tecnológicas. O governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário de Segurança Pública e vice-governador, José Eliton (PSDB), anunciaram durante o evento a nomeação de novos servidores efetivos para as polícias e a ampliação da rede de câmaras de vigilância na capital.
O evento, realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contou com a presença dos deputados Virmondes Cruvinel (PPS), Santana Gomes (PSL), Mané de Oliveira (PSDB), Zé Antônio (PTB), Francisco Oliveira (PSDB), Eliane Pinheiro (PMN), Diego Sorgatto (PSB) e Talles Barreto (PSDB). Estavam presentes secretários de Estado, lideranças empresariais, os chefes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e demais autoridades.
Helio de Sousa avaliou que a nova plataforma integrada reforça as ações de inteligência em Segurança Pública. Membro da força-tarefa criada para oferecer sugestões à pasta, o chefe do Legislativo considera que as ações adotadas pelo Governo tem apresentado resultados favoráveis.
“A Segurança Pública é de grande importância para que o cidadão tenha qualidade de vida. Vivemos um momento de dificuldade econômica que acaba tendo reflexos nos indicadores criminais. As ações preventivas e de inteligência são fundamentais para melhorar a segurança da população goiana”, afirmou Helio de Sousa.
Novo sistema
O Registro de Atendimento Integrado (RAI) vem para mudar a dinâmica do principal instrumento utilizado pelas forças de segurança no curso inicial de qualquer tratativa de evento: a ocorrência ou notificação de crime, que é utilizada da mesma forma há dezenas de anos. A implantação do programa, portanto, não será uma mera mudança tecnológica, mas uma mudança de paradigma que tem impacto direto na cultura das instituições.
O sistema foi desenvolvido para que as instituições que compõem o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) possam utilizá-lo, ou, caso possuam sistemas próprios, que esses interajam com o novo programa enviando e recebendo dados de maneira automática e em tempo real. Com a chegada do novo sistema o fluxo de registro de ocorrência será integrado e mais ágil.
A partir do primeiro contato do usuário com a SSPAP ou a instituição integrada ao RAI, todas as demais terão conhecimento do caso, podendo, inclusive, atuar sobre ele, inserindo dados, fazendo contatos etc. Vão integrar o RAI em sua fase inicial a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).
Na etapa seguinte, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SEAP) também será inserida no sistema. Exemplo: o cidadão liga para o telefone 190 e registra sua ocorrência. Imediatamente, todas as unidades da área de interesse (PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) recebem informações sobre o evento. Quando necessário, o próprio RAI aciona a Polícia Técnico-Científica, ou a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SSPAP).
Com o advento do lançamento do RAI, tanto a população quanto as instituições de segurança devem ser beneficiadas, pois não haverá mais a necessidade de se fazer diferentes registros para o mesmo caso. Haverá, ainda, a unificação das fontes de informações e a diminuição das subnotificações, o que deve melhorar sobremaneira a capacidade investigativa das forças policiais.
Ações como o acompanhamento por meio de registro único dentro do setor de segurança e o rastreamento do evento pela fase de inquérito, Judiciário, e, posteriormente, da execução penal, auxiliarão nas políticas públicas e retroalimentação do sistema de informações a ser acessado por todos os agentes de segurança.
Aplicativo
A chegada do aplicativo I9X vai trazer importantes avanços tecnológicos para o usuário que precisar abrir ocorrências de roubo, homicídio, incêndio, agressão, acidente pessoal, atitude suspeita, violência doméstica, acidente com vítima e outros, inclusive com envio de fotos, vídeos e mensagens de voz. Por ele, também será possível acompanhar o deslocamento de viaturas. O cidadão poderá conversar com o atendente via chat e fazer, inclusive, novas denúncias.
A inovação na prestação desses serviços pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária visa o aperfeiçoamento da segurança no estado e está inserida no processo de modernização da estrutura administrativa estadual, desencadeado pelo governo com o Programa de Inovação e Tecnologia – o Inova Goiás, lançado pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, no dia 2 de setembro.
O Inova é capitaneado pela SED. A partir de agora, os usuários terão acesso aos serviços dos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). Para abrir uma ocorrência, deve selecionar o ícone que melhor se aproxima à situação. Imediatamente o sistema gera a ocorrência, dando início à conversa com o usuário, além de avisar a unidade competente. O atendente informa as providências e o solicitante terá a prerrogativa de acompanhar o deslocamento e a chegada da viatura.
Para fazer o download do aplicativo, o usuário precisa ter apenas um aparelho smartphone com sistema operacional Android ou IOS, dispor de pacote de internet ativo e preencher os dados para habilitação durante o primeiro acesso.
O cadastro pode ser feito com a conta do Facebook ou diretamente no aparelho celular, bastando informar nome, sexo, email, telefone e data de nascimento. Quanto maior a velocidade de navegação, melhor será a transmissão de dados (imagens, áudios e vídeos).
Concurso
Durante a solenidade de lançamento de programas de soluções tecnológicas para as forças de segurança pública de Goiás nesta quarta-feira, dia 6, o governador Marconi Perillo assinou termo de convocação autorizando a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) a enviar para a Casa Civil o chamamento de reforço para a polícia Técnico-Científica.
Com isso, serão convocados 125 peritos criminais, 75 médicos legistas e 30 auxiliares de autópsia aprovados em concurso realizado no ano de 2014. Segundo informou o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, diante dos procedimentos burocráticos de apresentação de documentos, acredita-se que os novos integrantes estejam assumindo suas funções a partir do próximo dia 1º de maio.
Câmeras
As 150 câmeras de vigilância instaladas em Goiânia vão ganhar reforço de novas 280 a serem instaladas em pontos estratégicos mapeados pelas forças de segurança pública. O anúncio da aquisição foi feito durante solenidade nesta quarta-feira, dia 6, no Auditório Mauro Borges, onde foi feito o lançamento da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI), com assinatura de ordem de serviço pelo governador Marconi Perillo.
Os equipamentos a serem adquiridos identificam movimento, objetos abandonados e possuem leitor de placas. Todos têm tecnologia Full HD (alta definição) e vão transmitir imagens em tempo real ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da Secretaria. Conforme defendeu o governador, os investimentos em tecnologia e comunicação vão permitir a real integração das polícias e a redução dos índices de criminalidade do Estado.
*Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP).