Ícone alego digital Ícone alego digital

Criança e Adolescente

08 de Abril de 2016 às 07:31
Crédito: Carlos Costa
Criança e Adolescente
Conselho Tutelar de Santa Barbára de Goiás
Presidente da CCA, deputado Carlos Antonio visitou nessa quinta-feira, 7, Conselhos Tutelares de Santa Bárbara, Anicuns e Adelândia.

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás (CCA/Alego), o deputado Carlos Antonio (PSDB) visitou, nessa quinta-feira, 7, os conselhos tutelares dos municípios de Santa Bárbara, Anicuns e Adelândia, na região Centro Goiano. As visitas, de caráter técnico, atenderam à solicitação dos conselheiros tutelares desses municípios.

Nos três municípios, Carlos Antonio atendeu reivindicações dos conselheiros com vistas a uma melhor estruturação física dos Conselhos Tutelares. Também orientou para que possam cumprir a contento o papel constitucional deles.

Santa Bárbara de Goiás

Em Santa Bárbara de Goiás, Carlos Antonio foi recebido pelos conselheiros tutelares Ana Paula Araújo Pacheco (presidente), Leni Alves Leão, Divani Gonçalves Lucio Margarida e Agnaldo Lopes. O deputado assumiu compromisso de atender as reivindicações colocadas. Conseguiu com o prefeito Paulo Martins de Deus (PSDB) um ventilador e a destinação de uma área para construção da sede própria.

O prefeito ficou ainda de se empenhar pela melhoria do salário da categoria, bem como de trabalhar pela liberação do Fundo Municipal, que se encontra bloqueado no banco Itaú por questão de documentação.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cláudio Roberto, o vereador Laércio Ferreira, presidente do PSDB municipal, e secretários municipais. 

Anicuns

A reunião foi realizada no Conselho Tutelar. O deputado lamentou as acanhadas instalações — apenas uma recepção e uma sala de atendimento. Para piorar, o Conselho funciona em anexo com as Secretarias de Meio Ambiente e Bolsa Futura. Carlos Antonio foi recepcionado pelos conselheiros tutelares Ludmila Martins Ferreira (presidente), Sebastião Santos de Jesus (vice) e Camila Cristina Soares.

Além de doar um ventilador para o Conselho Tutelar, o deputado ficou de interceder junto ao Ministério Público e Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), para estabelecer direitos dos conselheiros tutelares de Anicuns, que nem sequer estão recebendo diárias. O deputado também orientou sobre como proceder para agilizar a construção da sede própria do órgão.

Adelândia

A reunião foi realizada no período da tarde em uma tenda armada em frente a sede provisória do Conselho Tutelar. Participaram os cinco conselheiros tutelares e as principais autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo e comunidade em geral, inclusive líderes de quatro igrejas.

Depois de ouvir as reivindicações dos conselheiros tutelares, que foram reforçadas pelo prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais, Carlos Antonio se comprometeu em agilizar os trâmites legais para atendê-las.

Carlos Antonio disse ao prefeito Victor Leonardo (PRB) e ao presidente da Câmara, Leonardo Douglas, que vai passar a emenda do veículo a que tem direito para o deputado Marlúcio Pereira (PSB), representante do município, assinar.

“E, juntos, vamos nos empenhar para apressar a disponibilização do veículo, e pela aprovação do cheque comunitário no valor de R$ 117 mil para construção da sede do Conselho, uma vez que o prefeito Vitinho já assumiu compromisso de destinar uma área para tal”, disse.

Os conselheiros tutelares de Adelândia - Niviane da Cruz, Cloves José Soares, José Antônio Júnior (presidente), Neir Silva e Elizangela Batista - comemoram o resultado da reunião.

Vianópolis

A CCA/Alego participa no dia 14 próximo do 1º Fórum de Vianópolis sobre Criança e Adolescente, realização da Secretaria de Cidadania e Trabalho por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). No período matutino, Carlos Antonio ministrará palestra pela com foco de capacitar gestores e conselheiros de direito e tutelares.

No período matutino, o administrador estadual do Sistema de Informação para Infância e Adolescência do Conselho Tutelar em Goiás (SIPIA CT), Renilton Borges Santana, proferirá palestra sobre a operacionalização desse sistema.

Compõem a CCA/Alego, como titulares: Carlos Antonio (presidente), Virmondes Cruvinel (PPS), Gustavo Sebba (PSDB), Jean (PHS), Major Araújo (PRP), Ernesto Roller (PMDB) e Delegada Adriana Accorsi (PT). SUplentes: Júlio da Retífica (PSDB), Francisco Jr (PSD), Eliane Pinheiro (PMN), Francisco Oliveira (PSDB), Isaura Lemos (PCdoB) e José Nelto (PMDB).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.