Programa Opinião aborda o tema Clínicas Populares nesta 6ª-feira na TV Assembleia
A TV Assembleia exibe a partir sexta-feira, 15, O Programa Opinião que tem como convidados o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Médicos, Robson Azevedo e o médico e proprietário da Clínica Vitá, Gustavo Caiado. Eles falam sobre as clínicas populares, tema abordado pela jornalista Luciana Martins que entra no ar às 19h30.
As clínicas populares oferecem atendimento médico com preços populares e recebem pacientes que sofrem com a falta de atendimento na rede pública ou buscam valores mais acessíveis que os da rede particular.
Essas clínicas são formadas por associação de vários profissionais da área de saúde que se reúnem e montam locais de atendimento médico à população em geral. Nestes locais são ofertadas consultas médicas de várias especialidades e outros profissionais de saúde. Os preços praticados são mais baixos que em outras clínicas comuns, as consultas por exemplo são a partir de R$ 80 reais, assim como alguns exames e procedimentos simples, como prevenção do câncer ginecológico.
Na clínica popular, o profissional tem a certeza de receber o valor integral pelo seu serviço. Se fosse pelos planos de saúde comuns, o profissional teria direito apenas a uma porcentagem, pois a outra parte é retida pela operadora do plano de saúde.
O médico Gustavo afirma que em Goiânia a atividade é novidade. Ele conta que trabalhou em uma dessas clínicas em São Paulo e identificou vários benefícios tanto para a população quanto para o profissional, por isso decidiu trazer a ideia para a capital goiana.
“Estamos com a clínica há dois meses e mantemos a qualidade no atendimento humanizado. Não é porque é popular que não tem que ter qualidade classe a”, avalia Caiado. Segundo ele a clínica oferece cerca de vinte especialidades com quase cinquenta profissionais.
Para o diretor do Sindicados dos Médicos esse crescimentos das clínicas populares é avaliado e recebido em Goiás com bons olhos. “É uma forma de resgatar o tratamento com o paciente de forma humanizada sem onerar”, alega Robson.
No entanto o diretor alerta para alguns cuidados na hora de procurar atendimento nas clínicas populares. “É necessário verificar se os médicos são realmente especialistas, se são credenciados pelo CRM, se os valores cobrados são mesmo populares, se a estrutura para atendimento é adequada”, pontua.
Sobre a adequação e fiscalização o médico Gustavo Caiado assegurou que a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Medicina averiguam afundo as condições antes da abertura do local e durante seu funcionamento para garantir a estrutura da forma mais fisiológica possível.
Esta edição do Programa Opinião será exibida na íntegra no canal 8 da Net e pelo Portal da Assembleia nesta sexta-feira, 15, às 19hs30.