Internet das Coisas
Com o apoio da Assembleia Legislativa, o evento IoT Weekend, realizado em Goiânia no último final de semana, discutiu a fundo Internet das Coisas, do inglês Internet of Things (IoT), com palestrantes referências na área. Participantes também desenvolveram na prática um dispositivo voltado para área de agricultura, que simulava a necessidade de irrigação de uma planta para ser monitorada de qualquer lugar do mundo via internet. Com vários exemplos práticos e possibilidades reais de aplicação, o IoT demonstrou que as mudanças advindas da tecnologia devem, em um futuro próximo, provocar alterações no cotidiano e influenciar definitivamente a qualidade de vida dos cidadãos.
Inédita no Estado, a Internet das Coisas é uma evolução na forma de se relacionar com o mundo, através da comunicação virtual. De acordo com os organizadores do evento, a internet passa a conectar não só as pessoas, mas as coisas que as rodeiam e isso já vem acontecendo. Em breve, desde o relógio com conexão à internet, até o plantio informatizado de soja, tudo estará conectado.
Após o reconhecimento pela mídia e público em 2015, o evento chega agora no seu segundo ano com seis edições em várias cidades do país com novos workshops e palestras ministradas por profissionais reconhecidos e com linguagem acessível a desenvolvedores de software, investidores, engenheiros, estudantes e curiosos.
O evento contou com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, e teve a participação de profissionais do setor de Tecnologia da Informação da Casa que, na oportunidade, expandiram suas formações e se atualizaram sobre o mercado de T.I no Brasil, e no mundo.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação da Casa, Leonardo Rassi, o apoio institucional da Assembleia a uma iniciativa privada é de extrema importância para uma Casa de Leis preocupada com a população e servindo a população. Sem patrocínio ou investimento financeiro envolvido, a Alego auxilia no andamento e divulgação do conceito do IoT. Leonardo justificou a importância da parceria e destacou como a tecnologia pode ser aliada da população. “Como instituição pública, a Assembleia tem que ter a preocupação de estar junto à sociedade e trazer conhecimentos para os parlamentares fazerem leis mais condizentes com a realidade da população”, acredita.
O secretário afirma que o assunto precisa de incentivo, pois é extremamente pertinente e uma tendência para um futuro bem próximo. “O tema já está sendo aplicado em governos internacionais, já temos inclusive um Plano Nacional em finalização e a Assembleia precisa caminhar junto pela relevância do assunto e os benefícios que isso vai nos trazer a médio e longo prazo”, completa.
Por fim, ele frisa o momento atual de mudanças, “é muito complicado tentar lidar com uma nova tecnologia, tentar enquadrá-la nos moldes antigos, e isso vale para vários setores. As coisas mudaram e temos que nos adaptar e receber novas facetas que o mundo vai nos oferecer”.
Dentre os participantes, o servidor de T.I da Assembleia, Adriano Côrtes falou que suas expectativas giram em torno da busca de novas tecnologias e conhecer novos assuntos. Em um encontro como este, "a massa de informação é muito grande, o que o permite obter conhecimento e informação que levaria muito tempo para ser adquirido, tudo em um único lugar".
Sobre o aproveitamento da Assembleia, Adriano afirma: “Nós buscamos olhar essas novas tecnologias para aplicar no nosso cotidiano e melhorar nosso trabalho, e isso pode partir da própria divisão, visando assim partirmos para a melhoria em todo o Estado, desde monitoramento de um consumo de energia, até a funcionalidade de novas tecnologias no cotidiano”, diz.
Consultor em IoT
Segundo seu idealizador Jorge Maia, o IoT já está presente em nosso cotidiano, e prevê que 2016 será o ano em que será revelado seu potencial e sua concretização, gerando novas oportunidades. Por meio dela, a internet deixa de conectar apenas as pessoas e passa a conectar as coisas que as rodeiam e ligá-las entre si, permitindo uma infinidade de usos e possibilidades.
“Problemas de estrutura, abastecimento e logística serão alvo de olhares diferentes, pois são chances de apresentar soluções inovadoras, IoT é inovar”, diz Jorge Maia, consultor em IoT no Brasil. Durante a abertura do evento, ele agradeceu e ressaltou a importância do apoio da Assembleia a iniciativa, pois essas parcerias dão visibilidade a ações como essas perante toda sociedade.