Audiência Pública debate criação de cargos nas Polícias Militar e Civil
A Assembleia Legislativa, através de iniciativa do deputado Major Araújo (PRP), realiza nessa terça-feira, 12, à partir das 8 horas, no Auditório Solon Amaral, a Audiência Pública sobre o projeto de lei do Executivo nº 884/16, que cria, na estrutura da Polícia Militar de Goiás e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a graduação de “Soldado de 3ª Classe”, com remuneração mensal de R$ 1.500.
Segundo o Major, o projeto também aumenta o interstício das carreiras, sendo que no caso dos militares, um soldado terá que esperar 11 anos para poder subir ao posto de cabo. Estarão presentes no evento, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público, OAB, além de membros classistas.
Outro projeto que será debatido na Audiência é o de nº 888/16, que cria os cargos de Escrivão de Polícia Substituto e Agente de Polícia Substituto nas respectivas carreiras da Delegacia-Geral da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás. Também altera a Lei nº16.901, de janeiro de 2010.
O texto prevê que a propositura busca criar 220 cargos de Escrivão de Polícia Substituto e 280 cargos de Agente de Polícia Substituto, que reduz na mesma proporção, os quantitativos existentes para os cargos de Escrivão de Polícia de 3ª Classe e Agente de Polícia de 3ª Classe, de modo que não há previsão de impacto orçamentário financeiro em decorrência de sua aprovação.