Criação da Semana Estadual da Sustentabilidade é aprovada por CCJ
Foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e está apto para ser votado em dois turnos pelo Plenário da Casa, o processo nº 1002/16, de autoria do deputado Simeyzon Silveira (PSC), que sugere a instituição da Semana Estadual da Sustentabilidade no Estado de Goiás.
De acordo com o artigo 1º da propositura, entende-se como sustentabilidade “as ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, estando diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente”.
Segundo o projeto, o período da Semana Estadual da Sustentabilidade deverá ser realizado sempre na primeira semana do mês de junho. A programação seria constituída por palestras, seminários, oficinas, mesas-redondas, painéis e feiras. Além disso, poderá contar com a participação de instituições públicas estaduais e federais, entre secretarias de órgãos do governo estadual, instituições de ensino e pesquisa, setor produtivo e outros.
Simeyzon Silveira justifica a importância do projeto, sustentando que “as adoções de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana”.
Para ele, essas ações garantem uma boa qualidade de vida para as futuras gerações do planeta. “As ações de sustentabilidade garantem os recursos necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais como florestas, matas, rios, lagos e oceanos”, afirma.