Servidores da Assembleia assistem a aula sobre segurança no trabalho
A Escola do Legislativo, em parceria com a Seção Especial de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou na tarde dessa segunda-feira, 18, a terceira edição do curso Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho. Ele teve como objetivo transmitir aos funcionários da Assembleia Legislativa informações básicas sobre segurança e saúde ocupacional, de modo a prevenir a ocorrência de doenças e de acidentes relacionados aos cargos.
Francisco Edson Sampaio, chefe da SESMT, explica que apesar das atividades realizadas na Casa não aparentarem oferecer qualquer tipo de perigo, toda atividade laboral, por mais amena que pareça ser, pode desencadear problemas de saúde e causar acidentes. “Falar sobre insalubridade, periculosidade e expor os riscos, com foco na prevenção, são imprescindíveis para que os servidores trabalhem em condições saudáveis”, declarou.
Ele, que é mestre em Ciências Ambientais e Saúde, foi o primeiro a proferir palestra, com duração aproximada de 90 minutos. Os outros três palestrantes, também servidores da Assembleia Legislativa lotados na SESMT, tiveram 30 minutos de fala: Adriana de Carvalho Fróes Matta, psicóloga especializada em Análise e Diagnóstico Organizacional; Saulo Caetano Coelho, bacharel em Direito e engenheiro da computação especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho; e João Paulo Antunes da Silva, biólogo especializado em Perícia Ambiental.
Na manhã de terça-feira, 19, o curso se repetirá, com a o mesmo conteúdo programático, para que os profissionais que desenvolvem do período matutino também possam se informar. A aula está programada para começar às 08h30, no auditório Solon Amaral.
Miguel Gusmão, chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, lembra que as inscrições para o curso ainda estão abertas. Elas podem ser feitas pelo ramal 3199 ou pessoalmente, antes do início das palestras.