Posse da ACCG
O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB), participou na manhã desta terça-feira, 19, da posse da nova diretoria da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), no Hospital Araújo Jorge. Na oportunidade, o Governador Marconi Perillo assinou convênio com a entidade para liberação de R$ 9,6 milhões, divididos em 12 parcelas. Parte dos recursos tem origem em emendas parlamentares coletivas propostas pelos deputados estaduais.
Helio de Sousa disse que a direção da ACCG, responsável pela gestão do Hospital Araújo Jorge, tem conseguido ampliar o atendimento e a quantidade de procedimentos realizados ao longo dos últimos quatro anos. De acordo com ele, o trabalho comprometido da entidade tem sido determinante na principal unidade de referência no tratamento de câncer em Goiás.
“A Assembleia Legislativa sempre foi parceira da ACCG, contribuindo com a destinação de recursos da Lei Orçamentária Anual por meio de emendas parlamentares coletivas. O Hospital Araújo Jorge é uma referência, sendo a principal unidade de atendimento aos pacientes do SUS no tratamento de câncer”, afirmou Helio de Sousa.
O convênio assinado prevê como meta o atendimento no Araújo Jorge de 3,6 mil pacientes, realização de 13.300 consultas e 1.034 procedimentos cirúrgicos por mês. O documento também estipula a taxa de ocupação dos leitos, que será de no mínimo 90%. Em contrapartida, o hospital vai aplicar medicamentos especiais aos pacientes da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, beneficiados via mandado de segurança ou termo de cooperação técnica firmado entre Secretaria Estadual da Saúde e Ministério Público de Goiás.
Durante a assinatura do convênio, Marconi Perillo afirmou que a ACCG será uma das primeiras instituições a receber recursos. De acordo com ele, está sendo definida uma nova regulamentação em relação aos convênios que o Estado realiza com hospitais e outras instituições. Em 2012, o Governo havia repassado R$ 6,4 milhões à entidade, além de ambulâncias por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
“Essa portaria deverá ser editada pelo (Secretário de Estado da Saúde) Leonardo Vilela e ter critérios rigorosos, especialmente na prestação de contas. Mas uma instituição como esta (ACCG) está merecendo, até mesmo antes da edição da portaria, por tudo que fizeram e pelo que representa para a população”, informou.
Nova Diretoria
Diretoria - biênio 2016-18
Paulo Moacir de Oliveira Campoli – Presidente
Sellmann Shuji Nishi – Vice-presidente
Ângela Machado de Sá Ferreira – Secretária geral
Márcio Roberto Barbosa da Silva –Tesoureiro geral
Conselho Fiscal - biênio 2016-18
Ivan Magalhães de Araújo Jorge
Elismauro Francisco de Mendonça
Marta Maria Dias dos Santos
Arineide Barreto Carneiro
Wagna Teixeira Barbosa
*Com informações da assessoria de imprensa da ACCG e portal Goiás Agora.