Ícone alego digital Ícone alego digital

Artistas goianos

19 de Abril de 2016 às 17:25
Crédito: Y. Maeda
Artistas goianos
Exposição Coletiva e Projeto Travessuras
Tarde cultural na Assembleia tem exposição de cinco artistas goianos e também apresentação do Projeto Travessuras.

Por meio do projeto Terça Cultural, uma iniciativa da Seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa, telas de cinco artistas goianos estão em exposição no hall de entrada do Parlamento goiano a partir de hoje até o dia 29 de abril.

Os quadros pertencem ao acervo pessoal da curadora da exposição, Luciana Ramos Magalhães. "Vamos usar esse importante espaço para expor obras de grandes talentos da nossa cultura, como Poteiro, Liah, Chico Menezes, Gibran e Kassio. As temáticas são variadas e todas de uma beleza singular", destacou a organizadora.

A mostra é composta por quadros em óleo sobre tela, que traduzem em imagens o estilo de vida e as raízes do povo goiano. Entre os temas estão a arte sacra, flores e animais. Há também uma exposição de espelhos e molduras, que, para Luciana, "são obras nas quais o público pode enxergar a si mesmo e ver o belo que existe em nossa cultura".

Projeto Travessuras

Também na tarde dessa terça-feira, quem passou pelo saguão interno da Casa também participou de uma viagem no tempo, de volta à infância. Contrastando com o ambiente formal e a seriedade da Casa de Leis, os palhaços Zabeta e Bolacha encenam brincadeiras antigas e convidam os servidores e visitantes da Assembleia a interagir.

Para a Assembleia, eles trouxeram 3 brincadeiras: futebol de dedo, bola de gude e cabo de guerra. "Nosso ojetivo é quebrar a rotina e resgatar um momento feliz perdido na memória. Queremos captar as reações espontâneas, que as crianças conheçam as brincadeiras do passado e que os adultos relembrem com saudade", explicou a  diretora de produção, Ana Karla Lacerda.

A chefe de atividades culturais da Alego, Lousanne Paula, aceitou o desafio e se divertiu com os palhaços jogando futebol de dedo. "Tinha uns 20 anos que eu não via esse brinquedo, que fez parte da minha infância. É o resgate de um tempo muito bom. Infelizmente as crianças de hoje sequer conhecem esses jogos", definiu Lousanne.

Quem também aprovou a iniciativa foi a deputada Delegada Adriana Acoorsi. "Até parei para ver e não pude deixar de sorrir. Eu sou a favor desse espaço cultural. Esse saguão tem que trazer o povo. O dia a dia geralmente é tão tenso e a arte, sobretudo com ideias inovadoras como essa, tem a capacidade de nos trazer mais leveza".

O espetáculo é realizado pela Flô Produções, um grupo goiano de audiovisual. Com direção geral de Robney Bruno, o projeto Travessuras foi vencedor do edital Prodav, de outubro de 2014, do Ministério da Cultura. Toda a encenação está sendo gravada para compor um conjunto de vídeos a serem veiculados em emissoras públicas de TV. Até domingo, o grupo se apresenta em outros 4 locais:

Quarta-feira -20/04 - Rua do Lazer - 9 horas;
Quinta-feira - 21/04 - Parque Flamboyant - 14 horas;
Sábado - 23/04 - Parque Mutirama - 10 horas;
Domingo - 24/04 - Praça Cívica - 9 horas.

"É uma intervenção urbana gratuita, que vamos realizar em dez locais aqui em Goiânia, com 27 brincadeiras. Vai ter, por exemplo, peteca, ciranda, barra manteiga, cabra cega, queimada, telefone de latinha, pipa e muito mais", convidou Ana Karla. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.