Ordem do Dia
Durante a votação de projetos de lei constantes da Ordem do Dia da sessão ordinária desta quarta-feira, 20, os deputados aprovaram duas matérias. Uma delas é de autoria da Governadoria do Estado, e passa, agora, para segunda fase de discussão e votação. A outra é assinada pelo deputado Francisco Oliveira (PSDB) e foi aprovada em apreciação definitiva.
Do Executivo, o Plenário aprovou propositura de nº 946/16, que versa sobre a regulamentação da implantação, manutenção e proteção de interceptor de esgoto sanitário por parte da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) da sub-bacia Água Suja/ Beira Rio. A área fica situada na Fazenda Água Suja, localizada no município de Itumbiara.
De acordo com a justificativa do Governo, a obra se encontra contemplada com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, portanto, há a necessidade de ser regularizado com urgência.
O outro projeto aprovado consta sob o processo de nº 534/16 e segue, agora, para sanção da Governadoria. O seu texto visa instituir o "Dia Estadual da Gastronomia Goiana", a ser celebrado, anualmente, no dia 10 de maio.
Conforme a matéria, o Estado promoverá, na data prevista nesta lei, eventos que divulguem e valorizem a contribuição goiana à gastronomia nacional. Ele apoiará, ainda, a realização de pesquisas, publicações, criação e manutenção de acervos relativos à sua própria gastronomia.
Segundo justificação da propositura, o objetivo é criar um perfil gastronômico estadual e, assim, promover o turismo por meio da mesa Goiana, "revelando histórias, reunindo informações culturais e fomentando a elaboração de pratos típicos, feitos com produtos da terra e local".