Começa em instantes sessão solene em homenagem a Guarda Metropolitana
Componentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia já se encontram no saguão de entrada da Assembleia Legislativa, aguardando o início da sessão solene que será realizada, em instantes, no Plenário Getulino Artiaga, em homenagem a instituição. A iniciativa é da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que também já se encontra na Casa para a abertura do evento.
Adriana Accorsi justifica a homenagem, argumentando que a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia é a terceira maior do Brasil (superada apenas pelas coirmãs de São Paulo e Rio de Janeiro). E, também, porque a corporação foi criada em 25 de abril de 1988, através da Lei nº 6.570 e completou, portanto, 21 anos de fundação, mas existe desde 1970 como Divisão Administrativa de Vigilância e Zeladoria do Município de Goiânia.
Em 2008, a corporação foi transformada em Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO), onde é possível promover políticas e diretrizes próprias da instituição, ligadas diretamente com a segurança dos bens, além de prevenir ocorrência de atos que resultem em danos ao patrimônio público ou ilícitos penais, prevenir sinistros e atos de vandalismo, orientar o público e trânsito de veículos, além de prevenir atentados contra a pessoa.
Atualmente a AGMGO é uma organização de segurança pública legalmente constituída, possuindo um regulamento funcional e disciplinar próprio. O lema da Guarda Municipal de Goiânia é: “Guardiã da Cidadania”.
Além de membros da AGMGO, serão homenageadas outras personalidades do Estado de Goiás, perfazendo um total de 49 homenageados.