Ícone alego digital Ícone alego digital

Combate à hipertensão

26 de Abril de 2016 às 17:21
Crédito: Y. Maeda
Combate à hipertensão
Campanha de prevenção à hipertensão
Campanha realizada na Assembleia durante esta 3ªfeira cumpriu meta. Passaram pela triagem mais de 300 servidores.

A Campanha de Combate à Hipertensão Arterial realizada nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Goiás, teve a meta cumprida. Durante o dia, passaram pela triagem mais de 300 servidores, que na ocasião, aferiram a pressão. O balanço indicou ainda que 70 servidores e visitantes fizeram o teste de glicemia, no período matutino, das 8 às 9 horas da manhã.

A iniciativa foi da Mesa Diretora da Casa, Diretoria Geral, Secretaria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social. Ao decorrer do dia, os funcionários acompanharam a programação montada na Casa de leis. O presidente da Alego, deputado Helio de Sousa (PSDB) participou do evento e comentou que a hipertensão é uma das principais causas dos acidentes cardiovasculares. "Isso justifica a nossa preocupação em cuidar dos nossos servidores", avaliou.

“A hipertensão é um doença silenciosa, as vezes a pessoa tem a doença e desconhece, por isso a necessidade da prevenção. A Divisão de Saúde da Casa está de parabéns pela iniciativa e já nas primeiras horas foi possível detectar o grande fluxo de pessoas preocupadas com a sua saúde", disse o presidente.

Enquanto aferia a pressão, a servidora Sueli Vieira Lopes parabenizou a iniciativa desenvolvida pela Assembleia e disse que a Campanha é uma forma de alerta para os demais funcionários. “A área médica faz um excelente trabalho na Casa. Às vezes as pessoas relaxam e esquecem de cuidar da pressão e a iniciativa visa lembrar e cuidar dos colegas que aqui trabalham”, afirma.

O médico cardiologista Carlos Luz ministrou uma aula aos servidores sobre as causas da hipertensão arterial, sintomas, como prevenir e como diagnosticar, entre outros aspectos pertinentes. Como exemplo, disse que “a hipertensão pode, em muitas oportunidades, se manifestar silenciosamente. Cuidados básicos do dia-a-dia são necessários, como uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e principalmente, evitar o fumo e álcool”, explicou.

“O exame preventivo deve ser feito uma vez ao ano e quanto mais cedo e mais jovem a chance de tratamento é mais fácil”, concluiu.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.