Visita ao Huapa
O presidente da Comissão da Saúde e Promoção Social, deputado Gustavo Sebba (PSDB) realizou uma visita técnica nesta manhã de quinta-feira, 28, no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), que é gerido desde 2013 pela Organização Social (OS), Instituto de Gestão e Humanização (IGH).
A ida à unidade de saúde teve o objetivo de verificar in loco a real situação de atendimento dos pacientes e ainda levantar, junto ao corpo técnico e pacientes, informações sobre a qualidade da infraestrutura e satisfação sobre o atendimento prestado. Também participaram do encontro os deputados Marlúcio Pereira (PSB) e Lincoln Tejota (PSD).
De acordo com Sebba, a unidade de saúde cumpre o seu papel, apesar da falta de suporte por parte do segundo maior município goiano. Para o parlamentar, o Executivo local deve viabilizar investimentos na área da saúde, no sentido de melhorar o atendimento prestado à sociedade aparecidense.
“O Huapa tem atendido uma demanda muito grande de Aparecida de Goiânia e até de fora daqui. A OS que atua aqui tem ultrapassado o que tem contratado devido a ausência do município de investimento na saúde terciária”, declarou Gustavo Sebba.
O presidente da Comissão ainda fez questão de ressaltar que o Huapa é “a única unidade de pronto atendimento terciário público de Aparecida de Goiânia que é custeado pelo Estado, pelo SUS e pelo Governo Federal”. E ainda enfatizou que não há investimento do município na saúde pública, seja proveniente de convênios ou implantação de unidades de saúde.
Já a diretora regional do IGH, Instituto que faz a gestão do Hospital, Rita Leal, considera que desde 2013, ano em que a OS assumiu o Huapa, a unidade de saúde que estava comprometida em sua função social agora conquistou a sua referência nos atendimentos de urgência e emergência.
“Nós investimos em manutenção predial, pequenas reformas de adequação, trabalhamos na garantia da qualidade, ambiência acolhedora, insumos e estoque necessário, recepção e várias outras mudanças para garantir condições adequadas de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população”, explicou a representante do Instituto de Gestão e Humanização.
A gestora salientou que há sobrecarga no atendimento, devido ao índice de pacientes que procuram a unidade. “É comum termos pacientes em corredores por conta do número alto de atendimentos, mas isso não depõe contra o trabalho feito pelo o Huapa”, esclareceu Rita Leal.
Parlamentares
O deputado Lincoln Tejota contou que no ano de 2013 visitou o Huapa para averiguar as condições de atendimento oferecidas pela unidade, época que encontrou a lavanderia desativada, centro cirúrgico com goteiras e funcionamento parcial do hospital.
“Hoje podemos perceber que o hospital funciona a todo vapor e até acima da sua capacidade de atendimento. Por isso conseguimos avaliar que o modelo de gestão funciona”, afirmou Tejota.
Marlúcio Pereira, que representa o município de Aparecida de Goiânia no Parlamento goiano, fez questão de destacar a importância do hospital para a cidade. De acordo com o parlamentar, o Executivo Municipal tem que se envolver mais com a causa e a partir desta ação o Huapa terá mais condições de aprimorar suas especialidades e aumentar o número de atendimentos.
“A gente vê que falta envolvimento maior do município, porque estão investindo em UPA e não em estrutura física e médica hospitalar. Estão mandando para cá pacientes com situações mais simples o que acaba atrapalhando o atendimento”, encerrou Marlúcio Pereira.