Ícone alego digital Ícone alego digital

Setor Energético

28 de Abril de 2016 às 16:58
Em reunião nesta 6ª-feira serão apresentadas no Fórum iniciativas em Goiás sobre sustentabilidade ambiental.

O Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás terá a sua sexta reunião oficial nesta sexta-feira, 29, no Ministério Público Estadual (MPE), no setor Jardim Goiás, em Goiânia. A iniciativa do encontro e desta plataforma de debates é do presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC). A anfitriã da vez é a promotora Suelena Carneiro, membro do Fórum.

O destaque fica por conta da entrega de uma instrução normativa facilitadora e simplificadora para realização de licenciamento de usinas de energia solar fotovoltaica em Goiás. O documento, que será entregue pelo chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), René Pompeu de Pina, é uma das conquistas do Fórum até o presente momento.  

A ocasião também contará com a apresentação de iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Estado com foco na sustentabilidade ambiental. A promotora Suelena fará uma explanação sobre o Modelo de Parceria, Reciclagem e Sustentabilidade do MPE.  Já o professor Antônio Melo, da Universidade Federal (UFG), ficará por conta de apresentar pesquisas relativas à qualidade da energia elétrica em Goiás.

O diretor técnico da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcel Bruno Silveira, abordará sobre a implantação de energia solar fotovoltaica nos projetos de habitação popular. Outra abordagem a ser feita é sobre a implantação do sistema solar fotovoltaico e de biomassa conjugado com a produção de peixes; quem falará é o presidente da Associação Goiana de Piscicultura, Odilon Souza.

Simeyzon informou que também estará em pauta uma discussão a respeito do projeto de lei de nº 333/16, de autoria do deputado Francisco Jr (PSD) e relatado por ele, que institui o “Selo Verde Ambiental”. A proposta tem o objetivo de estimular a proteção e preservação do meio ambiente. Ele apresentará o seu relatório final à matéria e deliberará com os membros se a mesma contempla de maneira satisfatória o intuito dela perante à sociedade.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.