Adib Elias critica a forma de escolha dos conselheiros dos tribunais de contas
O deputado Adib Elias (PMDB), ao discursar no Pequeno Expediente na sessão desta tarde, disse que com o início de um provável governo Temer espera que o País passe por uma reforma política e mudança no modo de escolha dos membros dos tribunais de contas dos estados e dos municípios.
Ele defendeu que tais membros sejam escolhidos através de concursos públicos, por entender que da maneira como acontece atualmente, via indicação dos chefes dos executivos, os conselheiros ficam atrelados a prefeitos e governadores, não tendo isenção para votarem as contas públicas destes.
Adib disse ainda que, em Goiás, o Tribunal de Contas, órgão auxiliar à Assembleia Legislativa, tem mais respaldo junto ao governo estadual que a Assembleia, e exemplificou isso ao criticar a construção da nova sede do Tribunal, que terá creche e pista de caminhada. “Um prédio enorme para abrigar o trabalho de apenas sete conselheiros”, destacou.
O deputado continuou as críticas ao dizer que o Tribunal é formado por políticos que não têm mais votos, e que pra lá vão para se aposentar com altos salários.
E concluiu dizendo que "agrava a situação o fato de alguns conselheiros não possuirem os conhecimentos técnicos, jurídicos e contábeis inerentes ao cargo".