Servidores se reúnem para Oficina de Libras na Escola do Legislativo
Teve início às 14 horas, a Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da segunda turma. O Curso é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a Escola do Legislativo. Hoje, 02, no período da manhã foi ministrada a oficina para o primeiro turno, que aconteceu das 8h30 às 11h45.
“Eu me inscrevi na Oficina de Libras para interagir melhor com os pacientes, pois faço curso de fisioterapia, e trabalho bastante com a área de reabilitação. Há uma procura grande por parte dos deficientes auditivos no hospital”, explica a estagiaria Danielly Barbosa.
O curso contou com a participação de 15 servidores. As aulas são ministradas pela professora Vanuzia Maria de Oliveira, pós-graduada em Libras pela Faculdade Padrão, na Sala 1 da Escola do Legislativo. O curso, de 8 horas de capacitação, será encerrado na sexta-feira, nos mesmos horários das aulas de abertura.
A finalidade da oficina é propiciar aos servidores a oportunidade de conhecer a identidade e a cultura surda, dar noções básicas de comunicação objetivando o melhor atendimento à comunidade surda em nível.
De acordo com Vanuzia Maria, os objetivos específicos são: apresentar a retrospectiva histórica do desenvolvimento da Libras no Brasil, orientar sobre a adequada comunicação e a interrelação entre surdos e servidores ouvintes, instruir quanto ao atendimento adequado aos cidadãos surdos, conhecer a estrutura morfológica e sintática da libras, por meio de referências teóricas e atividades práticas. “Pretendemos colaborar para a qualificação dos servidores da Assembleia Legislativa de Goiás”, conclui.
O chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, disse que o curso, além de capacitar os servidores da Casa Legislativa para receber pessoas com deficiência auditiva, ainda está praticando inclusão. “Estamos cumprindo com nossa missão de capacitar o servidor da Assembleia para melhorar o desempenho dele em suas funções, sejas elas quais forem. Nesse caso, ele vai aprender técnicas para receber uma pessoa com deficiência auditiva".