Teste do Fluido Oral para detectar vírus HIV será disponibilizado para servidores
A organização não governamental Grupo Pela Vidda-Goiânia, que participa das atividades culturais da Casa Legislativa, trará nesta quinta-feira, 5, um apoio para os servidores e visitantes da Assembleia Legislativa. Uma equipe treinada pelo Ministério da Saúde irá disponibilizar o teste do fluido oral que detecta o vírus HIV e o exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 40 minutos.
A presidente da ONG, Liamar Alves de Oliveira, explicou que os objetivos principais do Grupo são a ruptura do isolamento e a desconstrução do estigma relacionado à doença, além da reintegração no quotidiano social das pessoas que vivem com HIV, por fim, a defesa dos direitos e a garantia da dignidade dessas pessoas.
“O Grupo presta assistência aos portadores de HIV por meio da doação de produtos como leite, cestas básicas e gelatina. Oferecemos o teste rápido e oral para detectar a doença. Temos uma parceria com a Universidade Paulista (Unip), pois o Plantão Psicológico da instituição funciona no mesmo espaço onde a ONG atua”, explica.
Atualmente, a ONG é composta por 25 voluntários. Ela foi fundada no dia 13 de janeiro de 1992. O Grupo desenvolve diversas atividades de ajuda mútua em sua sede, para diversos grupos específicos (mulheres, homens, jovens, travestis, etc).