Tocha Olímpica
Goiânia é o lugar. Desta vez, não a “cidade das flores”, como é conhecida nacionalmente, mas a “cidade do esporte”, pelo menos de maneira temporária. Nesta quinta-feira, 5, os holofotes se viram para ela. A passagem da tocha olímpica deverá colocá-la no centro das atenções do mundo.
A Assembleia Legislativa de Goiás tem presença confirmada neste momento histórico para a capital goiana. O seu presidente, deputado Helio de Sousa (PSDB), e outros parlamentares da Casa vão prestigiar o evento, que tem previsão para que seja iniciado às 16 horas, na Praça do Trabalhador, localizada no setor Central.
Conforme o presidente, “os jogos olímpicos representam um congraçamento das raças, é o incentivo ao esporte; é o incentivo de que nós possamos e devemos ter uma convivência harmoniosa com todas as raças, todas as línguas. Esta passagem por Goiás mostra a figura do Estado dentro desse espírito esportivo”, disse. Ele parabenizou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por permitir que vários municípios goianos pudessem ser contemplados com este tour.
Esta também é uma perspectiva do presidente da Comissão de Turismo do Poder Legislativo estadual, deputado Simeyzon Silveira (PSC), que para aplaudir a importância do momento, chegou à sessão plenária acompanhado de um dos 97 condutores que irão se revezar no percurso.
Para o parlamentar, Sílvio de Moura Caetano é um maratonista exemplo de superação e de força de vontade. “O Silvio tinha um problema de sobrepeso e, há cerca de cinco anos, começou a correr. Tomou gosto por este tipo de exercício físico e, hoje, é um atleta que preserva a saúde física, mental e espiritual”, contou. Para Simeyzon, vê-lo carregando a tocha a convite do Comitê Olímpico “é um motivo de muito orgulho”.
Silvio revelou que além da satisfação em ser um dos condutores do maior símbolo deste evento esportivo, ele também será voluntário durante os jogos. “É uma grande honra, como atleta amador, como uma pessoa que é apaixonada pelo esporte, pela qualidade de vida, pela qualidade da alimentação, tudo isso me fez perseverar nesse sonho de poder contribuir para o evento”, ressaltou.
Outro condutor da tocha olímpica em Goiânia será o jornalista e escritor Antônio Pinheiro Salles, de 78 anos. Ele aceitou participar da festa em nome de todas as Comissões da Verdade do País e em representação às vítimas da Ditadura Militar do Brasil. Pinheiro Salles é presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás.
Percurso da tocha
O deputado Marquinho Palmerston (PSDB), empresário no ramo do Turismo e representante da Região das Águas Quentes na Assembleia Legislativa, comemora a passagem da tocha por Caldas Novas e afirma que o evento deixará um bom legado. “Além da geração de emprego que a Olimpíada vai deixar para o País, há também a visibilidade que o Brasil passará a ter aos olhos do mundo, principalmente em relação ao incentivo ao esporte”, enfatizou.
O tour, que começou em Brasília nesta terça-feira, 3, chegou a Goiás nesta quarta-feira, 4, nas cidades de Corumbá, Pirenópolis e Anápolis. Na quinta-feira, passará por Itaberaí, Cidade de Goiás e Inhumas antes de chegar a Goiânia. O trajeto terminará na Praça Cívica, com show da banda Jota Quest.
O percurso da tocha em Goiás continuará na sexta-feira, 6, com passagens por Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. No sábado, dia 7, a chama sagrada passará por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira até iniciar o tour por Minas Gerais, em Araguari.