Gastronomia Goiana
A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu na manhã desta sexta-feira, 6, no Plenário Getulino Artiaga, sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Gastronomia Goiana, a ser comemorado na terça-feira, dia 10 de maio.
Na solenidade, proposta pelo deputado Francisco Oliveira (PSDB), foram entregues medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e certificados a pessoas da área gastrômica pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.
Em seu discurso de abertura, Francisco Oliveira afirmou que a arte de cozinhar é uma das formas mais bonitas de expressar a criatividade e os sentimentos. “Criar receitas culinárias faz parte da vida do gastrônomo e aproveitar bem os alimentos que a natureza nos proporciona é desafiador e revela a capacidade de cada chef em elaborar pratos que demonstram seu dom.”
Francisco Oliveira salientou ainda a importância do dia 10 de maio para a gastronomia goiana. E com a sessão especial ele procurou homenagear os profissionais do ramo, que são considerados ícones da culinária local.
“Para mim, é uma grande honra homenagear vocês chefes de cozinha, gastrônomos, representantes das associações, empresários, e todos os líderes que incentivam e apoiam iniciativas de valorização da culinária goiana”, pontuou o parlamentar.
Participante da homenagem, o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) — também ligado à área como empresário do ensino, fundador da Faculdade Cambury que oferece prestigiado curso de gastronomia em Goiânia — destacou a relevância da culinária goiana para a cultura local. O congressista ainda enalteceu a importância dos festivais gastronômicos, que se tornaram referência no país, e da atuação dos profissionais da gastronomia goiana.
“Cada vez mais temos uma identidade gastronômica para nosso Estado e que essa identidade dê aos chefs, restaurantes, oportunidade de almejar mais ganhos do ponto de vista social econômico e cultural. Parabéns a todos que lidam com a economia. Parabéns pelo dia 10 de maio, Dia da Gastronomia Goiana”, disse Vecci.
Agradecimentos
O empresário e chef Ian Crispim Baiocchi de Paula ocupou a tribuna para discursar em nome dos homenageados. Baiocchi lembrou que quando se mudou de Goiânia teve o intuito de aprender e buscar oportunidades que não existiam na capital naquela época e que agora existem com potencial crescente.
O chef explicou que as pessoas não buscam apenas uma boa comida e sim outros fatores que possam agregar o paladar e o bem-estar. “Falar sobre comida é falar sobre vida, princípios, conquistas e lutas. A comida está em todos os lugares, a gastronomia proporciona encontros e surpresas.”
O chef também citou a chegada das novas tecnologias e o melhor acesso às passagens aéreas para Goiás, o que impulsionaram o mercado gastronômico goiano no sentido do aprimoramento das técnicas e também no turismo e consumo.
Empresário e ex-diretor da Goiás Turismo, Frederico Costa ressaltou a importância da criação da Lei que estabeleceu o Dia Estadual da Gastronomia no calendário oficial do Estado de Goiás. "Parabéns pela iniciativa, com certeza todos que dedicam sua vida à gastronomia iremos lembrar desse evento como uma marco para a gastronomia de Goiás."
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fernando de Oliveira Jorge, agradeceu ao deputado Francisco Oliveira pela homenagem e destacou a importância da gastronomia para o Estado.
“Quero pedir para que os parlamentares tenham atenção para a área gastronômica no Estado e criem leis que fomentem e incentivem este segmento, para que essas pessoas que trabalham nesta área continuem na luta pela conquista dos seus sonhos”, salientou o presidente da Associação.
Segundo Fernando Jorge, o dia de hoje é memorável. “É com muito prazer que temos essas pessoas homenageadas hoje, pessoas que trabalham com a gastronomia fora do lar. A atividade nunca cresceu tanto nos últimos dez anos em Goiás. A alimentação faz parte de nossas vidas em tudo” concluiu.
Mesa
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, o deputado Francisco Oliveira, no exercício da presidência juntamente com o presidente da Agência Estadual de Turismo (Goias Turismo), Leandro Marcel Garcia Gomes, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB); o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), professor Wolmir Amado.
Também tiveram lugar à mesa o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel Goiás), Fernando de Oliveira Jorge; professora Marcília Helena Romano Campos, representante do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer; e os homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira: Emiliana de Azambuja Melo, Ian Crispim Baiocchi de Paula, Marlene Gomes de Velasco e Newton Emerson Pereira.
Agraciados com a medalha Pedro Ludovico Teixeira
Emiliana de Azambuja Melo
Marlene gomes de Vellasco
Telma Lopes Machado
Ian Crispim Baiocchi de Paula
Newton Emerson Pereira
Agraciados com Diploma de Honra ao Mérito
Alberto Cavalcante de Sousa - comerciante
Alberto De Oliveira Nascimento - Sommelier de cervejas
Andre Luiz Martins de Barros - chef de Cozinha
Ana Paula Teixeira - gastrônoma
Ângelo Carlos De Souza - chef
Carla Baylão De Carvalho - professora e coordenadora de Extensão Universitária da Escola de Gestão e Negócios da PUC Goiás
Carol Siqueira Campos - nutricionista
Cecília Carvello Guimarães dos Santos - jornalista
Celma de Oliveira Bastos Pires - prefeita da cidade de Goiás
Cristiane Souza Gomes Da Fonseca - gastrônoma e coordenadora do Curso de Gastronomia da PUC Goiás
Daniella Andrade Guimarães - professora de Gastronomia e chef de cozinha
Edi Martinho de Cesaro - empresário – Pycanha Na Tábua.
Eliete Silva De Oliveira Aquino - administra a Rede Panelinha
Elisabeth Alves de Souza - chef de cozinha
Evandro Magal Abadia Correia e Silva - prefeito de Caldas Novas
Fabrina Cunha - gastrônoma
Fernanda Barbosa Brom - administradora e chef de cozinha
Fernando de Oliveira Jorge - presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
Francisco Chagas de Almeida – Chaguinha - empresário
Frederico Marques De Oliveira - prefeito de Santo Antonio de Goiás
Gleice Alves De Sousa - coordenadora do Curso Técnico em Cozinha e do Curso de Alimentação Escolar de Educação à Distância do IFG
Humberto Marra de Castro Silva - chef de cozinha
Humberto Peixoto - professor na área gastronômica de Nova Veneza
Jefferson Pereira Monteiro Rocha - dono do P Di Pizza
Joana Dark de Alcantara Abrão - chef de cozinha, empresária e proprietária do Restaurante Árabe
José Guilherme Schwam - Programa Pelos Bares da Vida
José Roberto de Athayde Filho - Della Panificadora
Luiz Otávio Vargas Dumont - proprietário do Kanpai e Tao
Marcelo Marquez Batista - empresário e proprietário do Piquiras
Marcia Alves Pinchemel - chef de cozinha
Márcio Barbosa Vasconcelos - prefeito de São Simão
Maria de Lourdes Salomão Barreto - empresária e proprietária do Restaurante Popular
Mariana Patrício de Morais - professora e coordenadora do Curso de Gastronomia da Faculdade Cambury e nutricionista
Mateus Suassuna Martins Costa - chefe de cozinha
Nivaldo Antônio De Melo - prefeito de Pirenópolis
Patricia Miotto - professora e chef de cozinha
Ricardo Trick - empresário
Tatiana Mendes Moreira - chef de cozinha
Waldemar Batista Costa - prefeito de Nova Veneza