CPI de Violação de Direitos apresenta relatório em Plenário esta semana
Já aprovado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou casos de violação de direitos de criança e adolescente – abuso sexual, adoção irregular e trabalho infantil – o relatório final da CPI deverá ser apresentado, em Plenário, no decorrer desta semana. “Depois de devidamente reconhecido pela Assembleia Legislativa, vamos encaminhar cópias do mesmo para os parceiros que nos auxiliaram nesse trabalho, como órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário”, adiantou o deputado Carlos Antonio (PSDB), presidente da CPI.
Carlos Antonio, assim como as deputadas Delegada Adriana Accorsi (PT), vice-presidente; e Isaura Lemos (PCdoB), relatora; entende que a CPI vai deixar um legado importante, sobretudo para os órgãos que atuam no combate a violação de direitos de criança e adolescente. Mas avalia como mais importante a Frente Parlamentar Permanente de Combate a Abuso Sexual, cuja criação será proposta na próxima semana, para ser instalada em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Para ele, a importância de trabalhar em parceria com autoridades dos poderes Executivo e Judiciário foi fundamental para garantia de resultado prático. “Percorremos todo o Estado de Goiás, ouvindo não apenas autoridades, mas pessoas que trabalham no seu dia a dia no combate a crimes contra criança e adolescente, notadamente com relação a abuso sexual, adoção irregular e trabalho infantil, e levantamos importantes depoimentos que vão contribuir para a sequência do trabalho, através da Frente Parlamentar, para punição dos culpados e consequente diminuição dos índices desses casos em nosso Estado”.