Dia do Policial Civil
A Assembleia Legislativa de Goiás comemorou nesta segunda-feira, 9, o Dia Estadual do Policial Civil, com sessão especial de iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Integrantes da PC receberam Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a Goiás, na solenidade que teve lugar no Plenário Getulino Artiaga.
Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, no exercício da presidência o deputado Humberto Aidar (PT); o delegado da Polícia Álvaro Cássio dos Santos, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); a delegada de polícia Silvana Nunes Ferreira, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Goiás (Sindepol); o agente de polícia Paulo Sérgio Alves de Araújo, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol); o agente de polícia José Virgílio Dias de Sousa, presidente da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci).
Também participam o representante do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, coronel Márcio André de Morais; o representante do Comando Geral da Polícia Militar de Goiás, capitão Rodrigo Barbosa; e o assessor parlamentar Wanderley Correto, representante do senador Wilder Morais (PP). O deputado estadual Santana Gomes (PSL) também prestigiou a solenidade.
A abertura da solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional brasileiro com a Banda de Música da Polícia Militar.
Em sua mensagem inicial, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) agradeceu a presença do deputado Humberto Aidar, que presidiu a sessão e auxiliou na recepção de seus colegas policiais civis.
“Fico feliz em poder comemorar com vocês o nosso dia. Precisamos também festejar com nossos pares. Ser policial civil é fazer parte daquela categoria de profissionais que lidam com o imprevisível, com a expectativa de desfechos nem sempre felizes”, disse.
Adriana Accorsi lembrou que a carreira de policial tem muitos percalços. “Para ser policial civil não basta ser aprovado em concurso e fazer curso de formação. É preciso mais inteligência, menos força. As mulheres e homens que compõem a Polícia Civil são profissionais abnegados. Considero que os policiais civis goianos são excelentes no que fazem, mesmo com condições adversas.”
A deputada falou ainda da importância da valorização da categoria e saudou os policiais mortos no trágico acidente aéreo ocorrido há quatro anos. Ela citou os vitimados na tragédia, em maio de 2012, quando um helicóptero da PC caiu: o superintendente da Polícia Judiciária de Goiás, o delegado Antônio Gonçalves Pereira dos Santos; os delegados Bruno Rosa Carneiro, Osvalmir Carrasco Melati Júnior, Jorge Moreira da Silva e Vinícius Batista da Silva; e os peritos criminais Marcel de Paula Oliveira e Fabiano de Paula Silva.
Em seguida à fala de Adriana Accorsi, o Coral Tom Legal, da Polícia Civil, apresentou-se na solenidade, entoando o Hino da Polícia, no que foi elogiado por Humberto Aidar. “Tenho quase 40 anos de rádio e sei da história desse Coral que completou ontem três anos apenas. Para chegar a esse nível com tão pouco tempo tem que ter muita determinação e muito talento. Parabéns!”
Na sequência, os homenageados receberam a honraria e Humberto Aidar transferiu a presidência da sessão especial para a deputada Delegada Adriana Accorsi. Aidar relatou que teve a honra de ser deputado, muito novo, com o pai da deputada, o professor Darci Accorsi. “E agora tenho a honra de ser deputado com a filha. Eu comento sempre o amor que você, Adriana, tem pela Polícia Civil. Ela faz questão de ressaltar isso sempre aqui com os colegas deputados, o orgulho que ela tem, e me parece que isso é bem presente no seio da Polícia Civil.”
Agradecimentos
Após receberem certificado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, a escrivã da Polícia Civil Christina Augusta Simiema de Oliveira e o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos, discursam em nome dos demais homenageados.
Christina agradeceu a deputada Delegada Adriana Accorsi pela iniciativa em homenagear os policiais civis, que, segundo ela, têm a missão de servir, proteger e salvar. “Somos constituídos de um grupo heterogêneo, temos engenheiros, advogados, psicólogos, jornalistas, capacitação essa que, adicionado ao oficio de polícia culmina no profissional que somos hoje.”
O delegado-geral Álvaro Cássio dos Santos disse que cada um dos 59 policias civis presentes, merecedores da homenagem, carrega consigo um enorme sentimento pela instituição. “Ser policial civil é exercer um sacerdócio, é ser forte para superar as dificuldades".
Cássio destacou ainda que não há um caso sequer que não tenha sido solucionado ou que não tenha a atenção adequada da Polícia Civil. “Quero externar minha alegria de poder dirigir a Polícia Civil de Goiás.”
Ao retomar a palavra, Adriana Accorsi falou do orgulho em receber os colegas na sessão. “Enquanto eu estiver aqui vocês serão recebidos com amor e gratidão. É com muito orgulho que entreguei hoje essa homenagem a vocês.”
Homenageados
Ao todo 59 integrantes da Polícia Civil de Goiás receberam certificados em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a sociedade goiana:
Adélio Carlos da Silva Neto
Adriana Ribeiro de Barros
Adriano Sousa Costa
Alecio Moreira de Sousa Junior
Aliciana Oliveira de Freitas
Álvaro Cassio dos Santos
Ana Elisa Gomes Martins
Anderson Cesar Pereira Pimentel Penha
Angélica Borges Batista
Antônio Fernandes de Paula
Araimitan Paes Leme
Aurélio Rodrigues Silva
Bruno Garajau Pimenta
Carlos José Ferreira de Oliveira
Christina Augusta Simiema de Oliveira
Claiton Giovani Colodete
Deusny Aparecido Silva Filho
Dilamar Aparecida de Castro Souza
Edilaine Moreira dos Santos
Eraldo José Augusco
Ersio Santana Junior
Fernanda Martins de Lima
Fernanda Rodrigues Pereira
Flávia Siqueira de Castro
Geralda da Cunha Teixeira Ferraz
Gildasio Rodrigues
Gildeci Alves Marinho
Giovanni Fernandes de Souza
Glaucia da Mota Bosso
João Carlos Gorski
José Virgílio Dias de Sousa
Juliana Scano Barbosa
Jussara Assis Carvalho
Kaith Cynara Barros Coutinho
Karla Fernandes Guimarães
Laura de Castro Teixeira
Lázara Aparecida Vieira
Lilian Licia Teixeira Guerra Magalhaes
Magda D'avila Candido De Souza
Manoel Vanderic Correa Filho
Marcos Cesar Silva Valverde
Mardane Valentino Porto
Maria de Jesus Dias De Araujo
Marinalva Costa Rodrigues
Nelma das Gracas Almeida Félix
Paula Meotti
Paulo Rodrigues Chaves
Paulo Sérgio Alves de Araújo
Raimundo Lopes de Araújo
Ricardo Torres Chueire
Ricardo Vilaverde de Oliveira
Silvana Nunes Ferreira
Thiago Roque dos Santos
Viniccius Nogueira Rodrigues
Vinicius Ilha Tristão
Wania Cristina Rodrigues de Araújo
Wilmar Alves da Cunha
Wilmar Garcia Valente Junior
Wladimir Slywitch